Menu

“Sou, junto com minha família, uma migrante, como tantos outros que um dia vieram à Canoas, almejando construir nova vida. Quando aqui chegamos, em setembro de 1981, no Bairro Rio Branco, em um dos tantos recém-criados loteamentos, a cidade, a partir de nossos vizinhos, abriu suas portas para nós. Fomos acolhidos com muito carinho e começamos uma jornada muito abençoada. Sentimos que este era o lugar que Deus havia sonhado para nós”. Foi com esse relato emocionante que a Prof. Dr. Cleusa Maria Gomes Graebin, do Mestrado em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, iniciou seu discurso de agradecimento pelo recebimento da Medalha Pinto Bandeira, honraria máximo concedida pelo município. A cerimônia aconteceu no dia 21/06, na Praça da Emancipação e abriu oficialmente a programação da Semana de Canoas, alusiva ao aniversário de 79 anos da cidade. 

Cleusa é historiadora e coordenadora do projeto “Canoas – para lembrar quem somos”, que contou a história dos bairros da cidade. “Canoas me adotou e aprendi a amar essa cidade e a trabalhar por ela durante 30 anos como professora e historiadora. Ser agraciada com a Medalha faz com que minha responsabilidade com a história, memória e cultura canoense seja ainda maior, e assumo isso como compromisso, é a maneira pela qual me dedico à cidade e aos seus moradores”, declarou. 

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, falou da importância na solenidade que homenageou o ex-jogador e treinador do Sport Club Internacional, Paulo Roberto Falcão e o construtor do conjunto comercial de Canoas e empreendedor, Johannes Engel (in memoriam), representado pelo filho Arno Engel. “É com muita felicidade e orgulho que, hoje, reconhecemos o talento e o trabalho dessas três pessoas homenageadas, que foram essenciais para o desenvolvimento de Canoas”, destaca o prefeito. 

Integraram o ato solene, além dos chefes do Executivo, o secretário especial de Integração Institucional, Ivo Lech; o vice-presidente da Câmara Municipal, Gilson Oliveira; o comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, Valdeci Antunes; e o assessor especial da Ala 3 da Força Aérea Brasileira, coronel Paulo Rogério Glaeser.

 

Medalha Pinto Bandeira

A medalha foi criada pelo decreto 159 de 1981 e é destinada a personalidades que tiverem prestado relevantes serviços em favor do ser humano, do município de Canoas, do estado ou do país. A medalha é a honraria máxima da cidade de Canoas, é outorga de reconhecimento público e gratidão à pessoa que a recebe. Teve esta denominação em homenagem ao herói Francisco Pinto Bandeira que aqui chegou em 1733, dando início ao povoamento de Canoas.

 

Entre em Contato