Encerrou hoje (25), mais uma edição do Sociology of Law. Durante dois dias, estudantes, professores e profissionais do Direito, Sociologia e outras áreas do mundo afora participaram de conferências e Grupos de Trabalho que versaram seus debates sobre o tema "O Direito entre o caos e a desconstrução". A conferência final ficou por conta do Prof. Dr. George Pavlich, da Universidade de Alberta, no Canadá.

O Pró-Reitor de Graduação, Prof. Me. Miguel do Nascimento Costa, fez a fala inicial. “Recentemente, em um evento internacional, me perguntaram se eu era da La Salle do Sociology of Law. Temos muito orgulho em promover esse evento reconhecido por reunir pessoas do mundo todo para debater assuntos tão importantes”, declarou.

O Direito no mundo

O Prof. Dr. George Pavlich, da Universidade de Alberta, foi o responsável pela conferência de encerramento do quarto Sociology of Law. Na pauta, mediada pelo Prof. Dr. Daniel Achutti, Coordenador do curso de Direito da Universidade, esteve o tema “Três promessas em aberto: para onde vai a justiça restaurativa?”.

“Me parece que, quando falamos de futuro, tudo soa especulativo por natureza. Mais do que isso, soa como uma colisão entre passado e presente, em vias de construir um futuro. Não existe um jeito certo ou definitivo para fazer essa projeção, mas podemos criar novas cadeias de significados para traçar essas possibilidades”, destacou o conferencista.

Durante o discurso, levantou aspectos históricos da justiça restaurativa, num movimento de construção de conceitos. Abordou desafios que são enfrentados há décadas, como o momento em que a “sociedade passou a ser definida pela exclusão de direito ou exclusões na justiça criminal”, exemplificou.

Ao pontuar as promessas do passado e as possíveis projeções, provocou os presentes a pensarem a justiça de um jeito diferente: “O que é um evento criminalizável? O que deve ser criminalizado ou não? Um dos pontos de partida das promessas, para pensar no futuro, é refletir o sentido de justiça para além da criminalidade”.

O Direito entre o caos e a desconstrução

A abertura do evento aconteceu na quinta-feira (24), com a conferência “Para que serve o Direito”, ministrada pelo Prof. Dr. François Ost, da Universidade Saint-Louis, do Canadá.

Em decorrência da paralisação do transporte público, a programação, que se estenderia até o sábado (26), foi adaptada para contemplar todas as atividades em dois dias de duração, sem prejudicar os participantes que não puderam se deslocar até a Universidade.

Além da conferência de encerramento, a sexta-feira abrigou os painéis temáticos e os Grupos de Trabalho (GTs), que integraram pesquisadores presencialmente e por videoconferência.

Assuntos como “Unesco e Direitos Humanos” e “As correlações entre Saúde e Direito” estiveram na pauta dos painéis. Também aconteceram debates sobre Feminismo e um painel especial em homenagem ao professor da Instituição, Dr. Ricardo Aronne, falecido em 2017.

Paralelamente, aconteceram o VI Seminário Internacional de Justiça Restaurativa, o III Meeting do Working Group Social Human Rights do Research Committee on Sociology Of Law (Rcsl), III Jornadas Multidisciplinares Direito e Sociedade e a IV Jornadas Sociedad Y Derecho En La Agenda De Brasil Y Uruguay.

Sociology of Law

O Sociology of Law é uma realização da Universidade La Salle, promovida por meio de seus programas de Mestrado e de doutorado, em conjunto com a Universidad de La República (Uruguai), com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal), com o Research Committee on Sociology of Law (Working Groups: Social and Legal Systems/Human Rights), com a Cátedra de Direitos Humanos Unesco La Salle Costa Rica, com a Rede La Salle de Universidades e com o Ente Interuniversitário Fermano (Itália).

Confira os melhores momentos do evento no álbum do Flickr.