Desenvolver a cultura do empreendedorismo na cidade de Canoas aproximando comunidade acadêmica e empresarial a partir de ações conjuntas. Esse é o objetivo do Programa Empreenda Canoas lançado nesta terça-feira, dia 20/12, no Unilasalle Canoas. O programa será desenvolvido a partir do mês de março através da parceria entre Unilasalle Canoas, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Canoas (CDL) e a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS).

Além da assinatura do contrato, o momento foi de compartilhar ideais. O Reitor do Unilasalle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, falou do quanto o Centro Universitário é empreendedor, pois não só educa tecnicamente, “é preciso formar para a vida”. Fossatti também destacou que o programa está sendo lançado num ótimo momento tanto pra cidade quanto para o Unilasalle que está prestes a se tornar Universidade e usou a expressão “celeiro de empreendedorismo” como objetivo das futuras ações. Já para o Presidente da CICS, Luiz Carlos Stefani, a parceria vai propiciar um novo ambiente para o empreendedorismo na cidade. “A gente tem como principal missão fomentar o empreendedorismo e hoje podemos avançar nessa questão dando um suporte maior a partir dos alunos para que eles já saiam dos cursos entendendo como desenvolver seu próprio negócio e sabendo os caminhos a serem seguidos”.

De acordo com o Presidente da CDL, Paulo Ricardo Fritzen, tanto a CDL quanto a CICS têm a capacidade, através das suas experiências e seus empreendedores, de complementar a teoria com a prática. “Nós teremos ações como bate-papos entre acadêmicos e empreendedores e atividades da CDL falando sobre o desenvolvimento do empreendedorismo dentro da entidade”, destacou. O programa deverá apoiar os empreendedores já existentes e incentivar o desenvolvimento de novas ações. Foi isso que contou o Coordenador da área de gestão e Negócios do Unilasalle, Prof. Me. Silvio Denicol Junior. “É bem natural que a universidade tenha que se associar com instituições, principalmente com o meio empresarial. A ideia toda é transformar a cidade de Canoas em função do empreendedorismo”.

O evento também contou com a participação e presença do Vice-Presidente da CDL Canoas e Vice-Presidente de Comércio da CICS Canoas, Marcos Negrini; do Presidente da Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV), Vilson Noer; do futuro Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Canoas, Felipe Martini; do futuro Secretário de Governo Municipal, Luis Roberto Steimentes; do futuro Procurador Geral do município de Canoas, Francisco Figueiredo; do Gestor de Atendimento da unidade do Vale dos Sinos do Sebrae RS, Érito Bauer.