Representantes de prefeituras e empresas da região metropolitana estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (26/06), no lançamento do Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação Metropolitano para o biênio 2017-2018. O Convênio firmado entre a Universidade La Salle e o Governo do Estado do RS, tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico regional, a partir do aumento da produção, do emprego e da renda mediante atendimento a empresas de pequeno e médio porte do setor industrial, de quatro áreas específicas: planejamento estratégico, inovação, redução de perdas e produção mais limpa (P+L). “A nossa experiência atendendo a empresas mostra que sempre há muita coisa para fazer. Essas empresas um pouco maiores são as que têm mais oportunidade de crescer e gerar emprego e renda”, explicou o coordenador do NEPI Metropolitano Universidade La Salle, Prof. Ricardo Buneder. As empresas que participarem do projeto contarão com uma assessoria gratuita durante nove meses. Além disso, terão acesso à estruturas e ações da Universidade como: FabLab, Atelier de Materiais e Processos, Sinergia Consultoria, Observatório LaSalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas, Unijobs e PPG em Memória Social e Bens Culturais. “Essa ação vai ao encontro da nossa vocação comunitária. Não apenas na qualidade de educação e na formação profissionais, mas com o compromisso de estar próximo das empresas e do poder público, formando a tríplice hélice. Queremos promover o desenvolvimento econômico dessas empresas e por consequência o crescimento da nossa região”, explica o coordenador da Área de Gestão e Negócios, Prof. Me. Silvio Denicol Junior. Também participou do evento o Pró-Reitor de Administração da Universidade La Salle, Prof. Me. Renaldo Vieira de Souza.

Participaram do lançamento a Analista Técnica da Federação das Insdútrias do Estado do Rio Grande do Sul, Vanessa Nunes, o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Alvorada, Nilzon Zanino, o Secretário de Indústria e Comércio de Nova Santa Rita, Rodrigo Batistela, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Viamão, Maurício Carraveta e a Gerente do Instituto Empresarial de Incubação e Inovação Tecnológica, Daniela Lima.

Quais empresas podem participar do projeto?

Podem participar empresas que pertencem ao setor industrial, ou seja, que possuam algum processo de transformação. Elas devem ter faturamento médio anual a partir de R$ 360 mil e estarem localizadas em Canoas, Porto Alegre, Cachoeirinha, Gravataí, Nova Santa Rita, Alvorada, Viamão, Guaíba, Eldorado do Sul e Glorinha.

Os extensionistas que vão atender as empresas são profissionais formados e pós-graduados. As empresas não terão custo com a consultoria graças ao aporte de recurso do BIRD (Banco Mundial) através de um convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do RS – SDECT/RS).

Mais informações sobre NEPI Metropolitano Universidade LaSalle pelo telefone (51) 3476-8701 ou pelo e-mail ricardo.buneder@unilasalle.edu.br