Menu

O conhecimento pode estar em todo lugar. O conhecimento pode fazer parte do nosso dia a dia e se adaptar às formas com as quais nos relacionamos com o mundo. O conhecimento pode ser fruto de uma parceria inédita que chega para quebrar paradigmas e fazer o ensino algo ainda mais interessante. Foi isso que a Universidade La Salle fez, se uniu com a Nuvem Mestra, com tecnologia Google for Education, para inovar. Dessa cooperação surgiu o LEX - La Salle Learning Experience, ambiente virtual para educação a distância totalmente integrado com as ferramentas Google. O lançamento do ambiente virtual ocorreu nesta sexta-feira, dia 28/07, com a presença do Diretor Internacional da Google for Education, John Vamvakitis, que realizou o primeiro login no LEX.

Sob o comando do coordenador do projeto Google for Education na Universidade, Prof. Dr. Augusto Niche Teixeira, o evento iniciou com a reflexão sobre o tempo que passamos conectados e o quanto a educação deve se se apropriar desse momento para inovar e tornar a sala de aula – ou qualquer outro lugar – mais atrativo. O Reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, destacou o histórico das duas instituições e o compromisso com a excelência na educação. Contou sobre sua ida à sede da Google, no Vale do Silício, durante o Simpósio Global de Educação, em 2016 e a certeza que trouxe de lá: “Voltei encantado e com a certeza de que é isso que, como rede, temos que fazer: levar a inovação até as pessoas e o melhor é que aqui toda a comunidade acadêmica comprou a ideia. Só assim pudemos, em apenas seis meses, desenvolver este ambiente virtual que lançamos hoje. E agora nossa meta é ser referência Google For Education no mundo da Educação Superior”.

A cerimônia seguiu com a apresentação técnica do sistema. O analista pedagógico da Universidade, Cleisson Souza e o coordenador da TI, Juliano Rodrigues Velasquez mostraram o cronograma de trabalho e falaram dos diferenciais do sistema que será utilizado a partir do próximo ano pelos alunos de Educação a Distancia da Universidade. Entre as facilidades está a sua integração com as ferramentas Google, como Google Classroom, Gmail, Drive e Youtube, Doc, entre outros, e a interface amigável. A expansão da plataforma para toda a rede La Salle também fez parte da fala do Reitor da Unilasalle Rio de Janeiro, Chanceler da Universidade Católica de Brasília e presidente da IALU para América Latina, Prof. Dr. Jardelino Menegat. “Vamos levar essa ideia adiante e mais do que trabalhar com tecnologias, como Lassalistas, vamos usar nossas ferramentas para tocar o coração das pessoas”. 

Diretor internacional do Google for Education foi o primeiro a fazer login no novo sistema

O ponto alto do evento foi quando John Vamvakitis, Diretor Internacional da Google for Education, acompanhado pelos profissionais da Universidade, realizou o primeiro login no ambiente criado. O momento foi aplaudido e seguido da fala de Vamvakitis, que ressaltou a visão da Google de criar soluções fáceis e do Google for Education que, unindo professores e alunos no mesmo ambiente, proporciona habilidades como colaboração e inteligência emocional que associadas à técnica dão o rumo certo para a educação. “Transformar a educação é um desafio gigantesco. Por isso, a instituição que fortalece sua visão nesta direção tem mais força para fazer isso acontecer. A Universidade La Salle está de parabéns”. E também falou sobre as diferentes formas de aprender: “A tecnologia é uma ferramenta que permite educadores pensarem diferente. Antigamente, nós tínhamos que estar sentados em uma sala de aula para aprender algo, que vinha do professor. Tecnologias e sistemas como o LEX permitem que, não importa onde eles estejam, aprender não apenas com o professor, mas também com seus colegas. Isso cria uma colaboração muito melhor”, contextualiza Vamvakitis.

Entre as autoridades que fizeram parte do evento estiveram o gerente estratégico do Google for Education de parceiros da América Latina, Rodrigo Pimentel; o gerente estratégico do Google for Education de parceiros no Brasil, Alexandre Campos; o Presidente da Sociedade Porvir Científico e Provincial da Rede La Salle Brasil, Chile e Moçambique, Prof. Me. Ir. Edgar Nicoden; o Conselheiro Geral da Rede La Salle Roma, Prof. Dr. Ir. Paulo Petry e a oficial principal do novo Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, Julia Harlan.

Marco físico da parceria também foi lançado

Com a imersão da Universidade La Salle no universo Google, no primeiro semestre de 2017, uma série de ações tiveram início com o propósito de estimular a inovação por meio das tecnologias para a educação. Essa nuvem de conhecimento e possibilidades agora também dispõe de um marco físico dentro da Instituição que também foi lançado oficialmente nesta sexta-feira. A Xperience Room é considerada um marco físico que reúne as metodologias de aprendizagem diferenciadas que chegam à Universidade com o projeto Google for Education e está formatada para operar com base em preceito da consagrada metodologia de Design Thinking, permitindo que todos os usuários tenham contato com novas tecnologias e novas metodologias ativas. A sala está à disposição de parceiros de negócios interessados em degustar metodologias diferenciadas para alavancagem de resultados para a inovação.

Educação a Distância 

Ainda no segundo semestre de 2017, a Universidade La Salle lança a Educação a Distância. Serão 20 polos em todo o Brasil. O processo de seleção e matrícula para Graduação e Pós-Graduação deve ocorrer a partir de novembro, e as aulas iniciam no primeiro semestre de 2018. Confira os cursos que serão ofertados a partir do primeiro semestre de 2018 de Graduação e Pós-Graduação: 

Pedagogia

Administração

Ciências Contábeis

Tecnologia em Logística

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Tecnologia em Processos Gerenciais

Tecnologia em Marketing

Tecnologia em Gestão Financeira

Tecnologia em Gestão Comercial

MBA em Gestão Empresarial

Especialização em docência no Ensino Superior

 

Clique aqui e saiba mais sobre os projetos desenvolvidos na Universidade a partir da parceria com o Google for Education.

 

Entre em Contato