Segundo dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), o número de brasileiros sofrendo com a obesidade passou de 14,45% no ano de 2008 para 33,83% em 2021. Em Canoas (RS), neste mesmo período, a obesidade em adultos passou de 29,4% para 45,62%. Nesse contexto, o Município de Canoas criou o Programa Ambulatório de Obesidade Adulto, como estratégia de controle e o enfrentamento da obesidade. O Programa propõe a redução de 5% do peso corporal em pacientes adultos com excesso de peso, promovendo consequentemente a redução dos níveis de glicemia, pressão arterial e dislipidemias, ou seja, os principais fatores de risco para as doenças crônicas não Transmissíveis.

A Universidade La Salle é parceira da Prefeitura neste projeto por meio de um convênio. “A proposta visa desenvolver o programa Ambulatório de Obesidade Adulto, utilizando as dependências da Universidade (academia e piscina), aliadas às possibilidades dos acadêmicos de realizarem atividades voluntárias, integradoras ou de estágio. A seleção dos atendidos se dá através do encaminhamento feito pelas UBS. Os alunos auxiliarão na mediação das práticas de treinamento de força e hidroginástica, acompanhando profissionais de Educação Física da Prefeitura de Canoas”, explica o coordenador do curso de Educação Física, Prof. Me. Patrick da Silveira Gonçalves.

O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional, formada por educador físico, nutricionista, psicóloga e médico nutrólogo. Cada profissional atua em sua área, em integração com as demais. Após os pacientes passarem pelo atendimento individual com os profissionais da equipe do ambulatório de obesidade, respeitando os critérios de seleção, os pacientes serão encaminhados para grupos de atividade física de acordo com a necessidade específica e avaliação do profissional da educação física. Entre as atividades estão Força e Aeróbico e Grupo de Hidroginástica. Os atendimento começaram no dia 22/09 e já foram realizadas as ações de entrevista e medidas. Na mesma semana, já ocorreram as primeiras aulas dos grupos específicos.