In-Vista. Guarde esse nome, porque os empreendedores da grande campeã do Canoas Startup Show 2018 estão determinados a continuar fazendo muito sucesso. A grande final do concurso aconteceu na noite dessa quinta-feira (25), na Universidade La Salle e concedeu a In-Vista o prêmio de três meses de incubação na La Salle Tech, a incubadora de startups da Universidade. Além disso, aconteceu o momento com a palestra de Caito Maia, fundador da Chilli Beans e investidor do programa Shark Tank (Sony Brasil).

O cenário da noite foi o seguinte: a plateia do Salão de Atos lotada de pessoas sedentas por inovação e histórias inspiradoras de sucesso. No palco, cinco startups que passaram meses sendo projetadas e prontinhas para saírem do papel sendo representadas pelos seus idealizadores.

“Estamos vivendo num ambiente de mudanças, criatividade e inventividade como nunca! Ou nós continuamos investindo nesse movimento ou cairemos na insignificância”, declarou o Reitor Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, na abertura do evento.

Os negócios finalistas, Addapta, In-vista, Neotrip, Reversalsec e Te Ajudo, foram apresentados em pitches para uma banca avaliadora, que não poupou perguntas e provocações. A banca foi formada por Débora Chagas, do Sebrae; Jorge Gallas, da Aceleradora Ventiur; Guilherme Masseroni, CEO da James Tip; Everton Neto, sócio-administrador da Vagão Urbano e Michel Costa, investidor da Techpar.

Entre as apresentações, para segurar a ansiedade e dar uma aliviada na tensão, nada melhor do que uma verdadeira aula de empreendedorismo. Caito Maia assumiu o microfone e falou da sua experiência no mercado como o dono da maior marca de óculos e assessórios da América Latina, os desafios e inquietações de um negócio que precisa se reinventar sempre.

Histórias apimentadas

Como o palestrante mesmo anunciou, o momento seria de história apimentadas do passado, presente e futuro da sua carreira e da Chiili Beans. “Quando abrimos um negócio, precisamos nos arriscar e sermos ousados. Precisamos pensar e investir na marca, que representa o nosso produto ou serviço”, largou Caito Maia.

Ele remontou o passado da empresa, que iniciou com a venda de óculos de sol trazidos de uma viagem à Califórnia para amigos brasileiros. Na época, Caito era um músico, apaixonado por moda e arte. Hoje, ele ainda é apaixonado pelas mesmas coisas. A diferença é que esses amores se tornaram inspiração e estão impressos naquilo que deixou de ser um mero produto comercializado, mas uma marca que representa o Brasil mundo afora.

“Meus heróis não são empreendedores e isso decepciona um pouco os aspirantes do mundo dos negócios. Porém, os artistas tornam único o que fazem porque são únicos. Como a Chilli Beans”.

E o prêmio foi para... In-Vista!

Unir quem precisa de ajuda com quem quer ajuda. Esse é o objetivo da In-Vista, que levou o prêmio de melhor startup do Canoas Startup Show 2018.

A plataforma que tem como objetivo captar recursos para projetos culturais, sociais e esportivos. “Com o uso da tecnologia, queremos estimular aqueles que nunca utilizaram seus impostos e tornar essa experiência simples, fácil, segura e satisfatória. Desenvolvendo assim a economia criativa, o crescimento econômico do estado e a sustentabilidade das instituições”, explicou Pâmela Martins, uma das idealizadoras da startup. Além dela, integram o time Felipe Sarturi da Silva, Gustavo Gennari Ribeiro e Igor Lopes Fattori.

Pâmela apresentou a startup ao lado de Felipe. Ao subir ao palco novamente, dessa vez com a equipe toda para receber o troféu, declarou: “Isso é incrível! Quando nos inscrevemos tínhamos apenas uma ideia. Ao longo do Canoas Startup Show, com as mentorias e oficinas, fomos acreditando cada vez mais que ela poderia dar muito certo. E os profissionais que nos acompanharam também. A principal lição que tiramos desse momento é que não podemos desistir das nossas ideias”.

Clique aqui e confira os melhores momentos do evento no álbum da Universidade no Flickr!

A Jornada Canoas Startup Show

O Canoas Startup Show é um concurso promovido pela CDL Jovem Canoas em parceira com a Universidade La Salle. Na primeira etapa foram selecionadas 15 ideias de startups:

4 pet
Reversal sex
In-vista
Sap autopeças
Addapta
Te ajudo
Viés tech
Obra fácil
Automatize
Market route
Henshin
Neotrip
Liberty shoes
Ciência e astronomia experience
Beef

Os empreendedores passaram por oficinas, treinamentos e palestras para desenvolverem suas ideias.