O Intercâmbio Internacional é uma grande oportunidade para o acadêmico que busca ampliar e aprofundar seus conhecimentos através de novas experiências. A experiência permite estudar a partir de uma visão que é necessariamente diferenciada de seu país de origem. Isso faz com que o acadêmico amplie seu campo de visão a partir de uma outra realidade que não a local. O aluno no exterior convive com outros alunos de nacionalidades diferentes proporcionando ainda mais a troca de experiência, cultura e vivência.

Foi a cultura Mexicana que despertou o interesse da aluna do MBA em Coaching e Gestão de Pessoas, Flávia Carvalho, que desde janeiro está no país da América Central através do programa de mobilidade acadêmica. “Desde pequena assisto à programação da TV mexicana, desde novelas até os telejornais. Tenho muita curiosidade pela cultura do país e estou ansiosa para conhecer a educação e mercado de trabalho”, explicou. Essa visão de que o intercâmbio pode ensinar coisas para a vida toda também é compartilhada por quem vem ao Brasil viver uma experiência de estudos na Universidade La Salle, em Canoas. A colombiana Stefanny Guzmán, que estudou por aqui semestre passado, relatou seus desafios: “ Eu cheguei aqui sem saber nada de Português, então foi esse meu grande desafio. Eu não me perdi na cidade, pois tenho bom sentido de orientação”, conta. Na contrapartida dos desafios, Stefanny voltou para casa levando na bagagem mais do que conhecimentos acadêmicos. A aluna pode conhecer diversas cidades da região e aprender com cada experiência.

Para o Assessor de Assuntos Internacionais de Interinstitucionais da Universidade La Salle, Prof. Dr. José Alberto Antunes de Miranda, a experiência no exterior torna o aluno mais globalizado: “É uma conquista de experiência diferenciada que abrirá oportunidades no mercado de trabalho. A escolha pela vivência internacional acadêmica irá se refletir em uma entrevista de trabalho em uma grande empresa. Atualmente as empresas buscam um perfil mais globalizado”, observa.

Edital de mobilidade acadêmica está com inscrições abertas

O Programa de Incentivo à Mobilidade Acadêmica da Universidade La Salle concede bolsas em universidades ao redor do mundo. As inscrições para concorrer às bolsas terminam no dia 23/03. Os alunos interessados devem preencher o Formulário de Inscrição. A divulgação da lista geral de acadêmicos selecionados será publicada até 28/03. Mais detalhes sobre todo o processo e as exigências para concorrer podem ser conferidas no EDITAL.