A história da Universidade La Salle se confunde com a de Canoas. O inédito título de Universidade foi precedido por uma trajetória iniciada em 1976, ainda como Centro Educacional La Salle de Ensino Superior – CELES. Canoas, emancipada em 1939, logo partilhou o seu território e esforço em prol da Educação com a Instituição. Juntas, compartilham de marcos muito importantes para a compreensão da constituição do povo canoense, região, construções acadêmicas e sociais.

No mês em que celebra seus 41 anos de histórias e o primeiro enquanto universidade, a Instituição promove a Semana do Patrimônio, com o objetivo de incentivar e propiciar a contemplação desses importantes marcos, sejam eles edificados, como prédios e obras de arte, sejam imateriais, como festividades típicas reconhecidas. O próprio campus possui dois patrimônios tombados pelo município pela sua relevância artística, histórica e de preservação: o Túnel Verde e a Capela São José.

O Prof. Dr. Lucas Graeff, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Memórias Sociais e Bens Culturais, explica que o artigo 216 da Constituição Federal define o patrimônio cultural brasileiro como um conjunto de bens portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.  “Mas, o que que significa dizer que um bem porta referências? E o que seriam essas referências? Essas e outras questões são temas das pesquisas de diversos alunos e alunas da Universidade”, aponta o professor.

É por isso que, a partir de hoje, 17/08, Dia Nacional do Patrimônio, a Universidade promove uma série de reflexões e provocações sobre o tema. Acompanhe as atualizações no site e fanpage institucionais para conhecer a produção acadêmica sobre o assunto e se preparar para apreciar e deixar-se surpreender com as mais diversas expressões que compõem o patrimônio local e social.

Patrimônio, Memórias Sociais e Bens Culturais

Os estudos do PPG em Memórias Sociais e Bens Culturais, existente desde 2008 na Instituição, se concentram nas questões relativas à memória social, pensada aqui como um campo a partir do qual se pode refletir sobre: as relações entre memória, cultura, identidade, linguagem, espaço e representações sociais; memória, cultura, educação e patrimônio cultural (material, imaterial e natural); produção, circulação, apropriação e usos sociais de bens culturais (materiais, imateriais e naturais); memória, cultura, informação e comunicação. Aprofundam abordagens sobre a pluralidade de culturas e de memórias; sobre os diferentes espaços e lugares de memória, patrimônio cultural em uma perspectiva integral; e sobre as relações entre desenvolvimento social e econômico a partir do uso ético e responsável dos bens culturais.