Menu

Apaixonados por ciência já tem encontro marcado neste final de semana pertinho de Porto Alegre: a segunda edição do Science Experience Day acontecerá no sábado, dia 01/12, na Universidade La Salle, em Canoas, e contará com a presença do astronauta brasileiro e nomeado Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes. As inscrições para o evento estão abertas pelo site e os ingressos custam de R$ 30,00 a R$ 60,00. 

A atividade tem o apoio da Universidade canoense e é promovida pelo projeto Ciência e Astronomia. De acordo com o organizador e idealizador do projeto, Cristian Westphal, o evento tem como objetivo estimular o interesse pela ciência para a melhor compreensão das questões que envolvem diversas áreas do conhecimento. “A ideia é aproximar cientistas de renome nacional e internacional da sociedade já que pessoas ainda têm essa ideia de que a ciência é um conteúdo distante, um bicho de sete cabeças. Vamos trazer palestrantes como o astronauta Marcos Pontes para aproximar essa temática do público que poderá ter acesso direto com essas pessoas que também têm esse interesse de tornar a ciência algo instigantes, atrativa e mágica”, destaca o divulgador científico e acadêmico da Universidade.

O Science Day é patrocinado pela Quinta da Estância, Clínica Solaris, Colégio Octeto, AK Engenharia e Associação Gaúcha de Hotéis. As atividades acontecerão no Ginásio Poliesportivo e o credenciamento estará liberado a partir do meio dia. Já as palestras deverão começar a partir das 13h.

 

Confira a programação completa:

 

13h15min: Natalia Pasternak

Bióloga formada pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo IBUSP, PhD em Microbiologia, na área de Genética Molecular de Bactérias pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, ICB-USP. Sócia fundadora do blog de divulgação científica "Café na Bancada", palestrante convidada em diversos eventos de divulgação científica, seminários e congressos; e co-autora do livro Caçadores de Neuromitos vol II, editora IBIES. Fundadora da iniciativa "Cientistas Explicam", que oferece palestras, aulas e oficinas para escolas, universidades, museus e institutos de pesquisa.

Diretora no Brasil do festival internacional de divulgação científica Pint of Science - Um Brinde à Ciência, no qual coordena palestras científicas em bares por mais de 50 cidades do país e colunista da revista Saúde.

 

14h05min: Thaisa Bergmann

Professora do Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS. Doutora em Astrofísica pelo Instituto de Física, com estágios de pós-doutoramento na Universidade de Maryland, Washington, no Instituto do Telescópio Espacial Hubble, em Baltimore, e no Rochester Institute of Technology, Rochester, Estados Unidos. Seu trabalho de pesquisa sobre buracos negros supermassivos em galáxias tem tido grande repercussão internacional, sendo a cientista brasileira mais citadas no exterior na sua área de pesquisa.

 

15h05min: Luiz Eduardo Anelli

Luiz Eduardo Anelli é professor de paleontologia do Instituto de Geociências da USP, onde vem se dedicando há 25 anos ao estudo de animais marinhos pré-históricos encontrados na América do Sul, Antártica, África e nos Estados Unidos. Há dez anos ocupa boa parte do seu tempo dando aulas e escrevendo livros sobre os dinossauros e a pré-história brasileira, como “O guia completo dos dinossauros do Brasil”, “Dinos do Brasil” e “ABCDinos”.

 

16h – 16h30min: Intervalo

 

16h35min: Thays Bentes

Doutoranda e Mestra em Física e Astronomia no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Estagiária de Docência Supervisionada no Observatório de Astronomia e Física Espacial (UNIVAP). Bacharela em Ciências Biológicas - UniNorte Laureate (2014). Possui experiência na área de Astrobiologia, com ênfase em testes de crescimento e sobrevivência de microrganismos extremófilos e degradação de biomoléculas em simulações espaciais e planetárias; e Astroquímica, com ênfase em formação e destruição de moléculas pré-bióticas em ambientes astrofísicos. É membro estudante da Rede Brasileira de Astrobiologia - RBA.

 

17h40min: Marcos Pontes

Possui 25 anos de experiência na Força Aérea, trabalhando como piloto de caça, piloto de testes, especialista em segurança de voo e engenheiro em importantes projetos de tecnologia e operações militares. Foi transferido para a reserva militar em 2006 no posto de Tenente Coronel e continua até os dias de hoje trabalhando como astronauta (carreira civil) para o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro.

Ele é o primeiro astronauta brasileiro, primeiro astronauta profissional de nacionalidade única de um país do hemisfério sul do planeta e primeiro astronauta lusófono. Em 2006, ele realizou sua primeira missão espacial para a Estação Espacial Internacional a bordo da espaçonave russa Soyuz TMA-8 juntamente com o Cosmonauta Pavel Vinogradov e o astronauta Jeffrey Williams.

Entre em Contato