A maioria das pessoas procura um MBA com objetivo de melhorar suas habilidades profissionais e crescer na carreira, em um mercado cada vez mais competitivo. Mas e se, além disso, o MBA pudesse transformar você em uma pessoa e, por consequência, num líder melhor? Com esse foco o MBA em Gestão Empresarial realizou uma cooperação com a Parceiros Voluntários para realização da disciplina de Gestão Socioambiental. “A proposta da disciplina foi levar uma perspectiva de ação da empresa para além dos muros organizacionais, por meio da promoção de reflexões sobre outras formas de organizações (terceiro setor), bem como sobre os aspectos ambientais”, explica a Prof.ª Dr.ª Maria de Lourdes Borges, responsável pela disciplina. Os alunos foram desafiados a pensarem projetos para Organizações da Sociedade Civil, com viés social e/ou ambiental.

Sensibilização por meio de saídas de campo

As atividades começaram com saídas a campo, que permitiram aos alunos entenderem melhor o projeto. A primeira foi ao Projeto Arroio Araçá – Nosso Rio Guri, em Canoas, a visita iniciou na nascente do arroio, após percorreram um trajeto até o rio. “Foi uma forma de ver todas as questões socioambientais desse espaço, tanto a beleza como as problemáticas”, explica a Assessora Pedagógica da Parceiros Voluntários e responsável pelo projeto Arroio Araçá, Maria Inês Pacheco.

A segunda visita foi às Organizações da Sociedade Civil que participariam do projeto. “A partir das visitas técnicas e experiências in loco em OSCs e instituições os próprios alunos foram se dando conta da necessidade de inclusão de pessoas que vivem realidades distintas daquelas consideradas produtivas, bem como de se trabalhar esses aspectos dentro das próprias organizações”, contextualiza Maria de Lourdes.

Propostas já estão em prática

Durante duas semanas, os alunos foram divididos em quatro grupos e pensaram em soluções diversas, de acordo com a necessidade de cada instituição. Entre os produtos finais estão estudos de marketing e criação de logomarcas e planos de comunicação, reposicionamento de marca e plano de negócios, projetos de melhorias estruturais, criação de vaquinha virtual para arrecadação de fundos e até proposta de inserção de imigrantes no mercado de trabalho. Um dos projetos que já está em prática é que o remodelou a linguagem visual da Associação Beneficente Recomeçar, que funciona como residência para pacientes psiquiátricos, trabalhando no acolhimento e reinserção das pessoas. “Nós tínhamos um logo que não contava a nossa história. Eles fizeram um logo que tem tudo a ver com a associação e com o trabalho que ofertamos. Além disso, montaram um tipo de abordagem mais efetiva para fazermos em nossas redes sociais”, conta uma das administradoras do Recomeçar, Simone Moura. Uma das responsáveis pela proposta é a publicitária Manuella Rivarola, que é aluna do MBA em Gestão Empresarial. “Muitas vezes acreditamos que sucesso é sinônimo de ter um cargo importante em uma grande empresa, com um salário altíssimo. E, sim, obviamente é algo que traz um enorme grau de felicidade e satisfação. Mas entender que teu trabalho vai muito além de algo mecânico e que pode, sim, tocar a vida das pessoas e fazer alguma diferença, sem dúvida alguma se torna, de fato, o que é sucesso”, avalia.

Quer fazer um MBA que te proporcione essa experiência? Saiba mais AQUI.