Menu

E se te dissessem que o caminho para a felicidade é manter-se ativo, não guardar mágoas e não falar mal de ninguém? Você acreditaria? E se quem te dissesse isso fosse a própria Felicidade? Isso mesmo! Felicidade da Silva Bolbadilho, 81 anos, conta que mesmo com cinco netos e quatro bisnetos, não deixa de fazer a sua ginástica na Universidade Federal do Rio Grande, instituição a qual representou junto com um grupo de colegas idosos no VIII Fórum Gaúchos das Instituições de Ensino Superior (IES) com ações voltadas ao envelhecimento e XII Encontro estadual de alunos (as) da terceira idade, evento sediado pelo Unilasalle Canoas na segunda e terça-feira, dias 31/10 e 01/11. “Felicidade é ser como eu sou, não me queixo de nada, não guardo mágoas e não falo mal dos outros”, relata Felicidade, umas das mais de 300 pessoas das 11 IES que participaram do evento e deram uma aula de energia e entusiasmo, foram elas: UFRGS, Unisinos, UCPel, Unisc, Unijuí, UPF, Furg, UFSM, Unipampa, UFPel e UCS.

A abertura do Fórum aconteceu na manhã de segunda-feira com as boas-vindas do Pró-Reitor de Administração, Prof. Me. Renaldo de Souza, do Coordenador do curso de Educação Física, Prof. Dr. Roberto Mesquita, e da Coordenadora da Unati Unilasalle, Profª Ma. Juliana Ludwig Justo. De imediato, o palco deu lugar a apresentações artísticas. Idosos que mostraram seu talento no canto, na dança e na interpretação teatral. À tarde uma mesa redonda debateu o tema do evento: O ensino superior discute o envelhecimento humano. Além da Profª Juliana, fizeram parte do debate o Assessor de Inovação e Diretor de Graduação, Prof. Dr. Daniel Sperb, a Técnica educacional da Unipampa, Daniela Oliveira Lopes e a Professora da Unipampa, Graziela Tavares. “Eu vejo esse trabalho com uma poupança que eu estou fazendo para o futuro. Porque poupança não é só financeira, é física, é mental, então se hoje as universidades estão fazendo ações para os idosos, estarão fazendo pra mim quando eu chegar lá, estarão fazendo para os meus filhos”, relatou Graziela.

Oficinas e relatos de experiência marcam o segundo dia

Uma série de oficinas fez os participantes me mexerem no segundo dia de evento e isso não foi problema, a disposição foi grande para as atividades como alongamento, ginástica, fotografia, tecnologias digitais e gastronomia. Além das apresentações de pôsteres, trabalhos orais também marcaram o lado acadêmico do Fórum. À tarde, um novo painel foi realizado. Com a mediação da Profª Juliana, relatos de experiência foram divididos pelo Prof. José Dias, da UFSM, pelo Prof. Agostinho Both, da UPF e pelo Prof. Johannes Doll, da UFRGS. Na fala de cada um, a valorização do tema envolvendo os idosos e a importância se investir nisso. De acordo com Agostinho educar significa provocar ideias e o espaço mais sensível e mais competente para aderir a essas ideias é mesmo a universidade. Já Johannes lembrou que “o Ser Humano aprende até o fim da vida”, por isso, a importância do debate sobre o tema educação e envelhecimento.

A Prof.ª Dra. Jardelina Schier, da Universidade Federal de Santa Catarina, convidou todos a participarem para o XV Fórum Nacional de coordenadores de projetos da terceira idade de instituições de ensino superior e XIV Encontro nacional de estudantes da terceira idade de instituições de ensino superior, que acontecerá em Florianópolis entre os dias 03 e 06 de outubro de 2017.

Jussara Ruth, Presidente do Conselho Estadual do Idoso, falou sobre o protagonismo do idoso e sobre a importância da qualificação do profissional que trabalha com este público e que é diretamente responsável pela demanda que as políticas públicas atendam. O painel foi finalizado com o anúncio da próxima instituição a sediar o Fórum, será a UCS.

Não só de Felicidade se fez o Fórum

Não foi apenas “Felicidade” o nome diferente encontrado no Fórum. Em meio ao grupo da UFRGS, Diva Fernandes Donatelli, esbanjava seus 72 anos muito bem vividos e sua rotina agitada. Diva conta que participa dos projetos há muito tempo e que hoje integra a turma do coral. “Ser Diva é ser ativa, ser alegre. Sendo assim nos tornamos ainda mais bonitas”, afirmou Diva. E se a vida é feliz para “Felicidade”, imagina para a “Delícia”! Delícia de Almeida Cruz tem 82 anos e é adepta da ginástica de UPF e conta que cantar e fazer exercícios são coisas que tornam sua vida melhor, tornam sua vida “uma delícia”.

Confira as imagens do evento aqui.

 

Entre em Contato