Canoas e região ganha vinte e dois novos tradutores/intérpretes e instrutores de LIBRAS. Uma formatura realizada no último sábado, dia 17/12, reuniu a turma que se dedicou durante quinze meses e que agora estão aptos a comunicarem-se de forma mais eficiente com os surdos em seus diferentes espaços de atuação profissional e convivência pessoal. Além disso, os formandos poderão ministrar aulas e ensinarem a Língua Brasileira de Sinais.

Unilasalle é referência no acompanhamento à comunidade surda e formação em Libras

Ser Global também é ser acessível, por isso o Unilasalle é referência no acompanhamento de surdos no Ensino Superior. Desde 2001 o Unilasalle conta com uma Equipe de Intérpretes de Libras que cresceu de acordo com a procura dos alunos. Hoje, são sete intérpretes que atendem 13 alunos surdos, que estudam em seis cursos diferentes de Graduação: Processos Gerenciais, Pedagogia, Recursos Humanos, Design Gráfico, Gestão Financeira e Educação Física. O acompanhamento deles começa desde o primeiro contato do aluno com a Instituição, logo no vestibular, e só se encerra na formatura. Os intérpretes são responsáveis por atividades como interpretação das aulas, a tradução de textos e acompanhamento em atividades extracurriculares, como cursos e eventos.

Além da estrutura oferecida para o acompanhamento de surdos no Ensino Superior, o Unilasalle exige que cursos de Graduação, principalmente os de licenciatura, tenham em sua grade curricular uma disciplina de Libras e também oferece cursos de extensão para quem quer se capacitar na Língua de Sinais ou aprimorar seus conhecimentos. São eles: Curso de Libras – I, II e III; Curso de Capacitação em Tradução/Interpretação de Libras; Curso de Capacitação  de Instrutor de LIBRAS.