Desde 2016 a Universidade La Salle é parceira da Google For Education, braço da maior empresa de tecnologia do mundo direcionado à educação. Um dos eixos centrais da cooperação é incluir as ferramentas Google na aprendizagem dos alunos. Para isso os professores da instituição estão recebendo participando de um Programa de Formação Pedagógica Institucional, ao final do processo passam por uma prova para obter a certificação Google Educator 1, fornecida pela Google For Education. “É uma formalização e materialização do conhecimento construído pelos professores junto de seus formadores acerca da aplicação pedagógica das ferramentas do GSuíte - Google for Education. Nesse sentido o grande diferencial é metodológico, didático e, portanto, pedagógico, pois muitos professores que ainda não estão certificados já perpassaram pela formação que ofertamos e que durou mais de 2 meses. Denominamos esse processo como Maratona Google for Education - Universidade LaSalle”, explica um dos coordenadores do projeto Google For Education na Universidade La Salle, Prof. Dr. Augusto Niche Teixeira.

Até o momento 30 professores já receberam a certificação Google Educator 1. Esse número faz da Universidade La Salle a instituição de Educação Superior com o maior número de professores certificados Google Educator 1 a partir de um Programa de Formação Pedagógica institucional no Brasil. Até o fim de 2017 outros 20 professores devem ser certificados. A meta é que até o final do ano que vem 100% dos professores da instituição, que já passaram pela formação didático-metodológica do GSuíte-Google For Education, tenham passado pela avaliação e recebam o certificado. “A Formação dos educadores lassalistas precisa dar-se de forma integral. Não pode esquecer a formação técnica, a formação humana, e a formação pedagógica dentre outras competências transversais. Para responder bem às demandas metodológicas e de ensino-aprendizagem nossos educadores precisam reconhecer-se num processo de formação que os acompanhe ao longo de toda a vida”, explica o reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc.

Quem mais ganha com todo o processo são os alunos: “Eles têm sua aprendizagem potencializada e qualificada no âmbito da ludicidade e no campo do sentido, dialogando com as linguagens da cultura digital, tempo vivido por eles e por nossos professores. Deste modo, tratam-se de experiências significativas de aprendizagem”, finaliza Augusto.