Via Blog Rio Deserto

Estudantes do curso de Engenharia Ambiental, da Unilasalle (Universidade La Salle), de Canoas (RS), visitaram a Unidade de Extração Mina 101, da Rio Deserto, localizada no município de Içara (SC), neste mês de novembro. A visita foi acompanhada pela engenheira ambiental, Taíse Cancelier, pelo engenheiro de segurança do trabalho, Rafael Bortolotto, pelo engenheiro de minas e gerente da Unidade Mina 101, Fábio Vanzeloti da Rosa, e por técnicos do Siecesc.

Na recepção foi apresentado aos estudantes a história do carvão e da Rio Deserto, bem como destacados todos os controles e cuidados ambientais de processo. Na sequência, os visitantes conheceram o pátio operacional, passando pelo poço circular, beneficiamento, laboratório de carvão, Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e bacias. O término da visita se deu no depósito de rejeitos.

Durante a visita, a engenheira ambiental, Taíse Cancelier, falou sobre o sistema de gestão ambiental da Unidade Mina 101, destacando a busca da Rio Deserto pelas melhorias contínuas, sempre tendo em vista o atendimento aos requisitos legais. “Ficamos lisonjeados com a visita dos estudantes e por saber o quão são reconhecidas todas as melhorias realizadas e o sistema de gestão sólido que temos”, afirma. Segundo ela, para os universitários, a visita técnica propicia ganho significativo na qualificação profissional. “Contribui para o entendimento das questões levantadas em sala de aula, fazendo com que os alunos agreguem experiências”, sublinha.