Quem chegava ao Velopark no sábado e domingo de sol, desse último fim de semana, podia ouvir de longe o ronco dos motores. A primeira etapa do VP Series de arrancada reuniu 130 carros, mais de 100 equipes e mais de 40 mil apaixonados por velocidade. No box de número 1 estavam os alunos do Unilasalle. Eles iniciaram nesse fim de semana o projeto da Equipe Unilasalle Velopark de Arrancada, a Unilasalle Racing. Desde sexta-feira os alunos participaram de atividades práticas, organizando o box, montando os Dragster, que são veículos de altíssimo desempenho, e deixando-os preparados para circular. “Esse é o primeiro passo, o primeiro contato. Depois os alunos vão fazer outras modificações. Eles vão resgatar o que estava parado e transformar em algo atualizado e pronto para competir”, explica o Coordenador da Área de Inovação, Prof. Msc. Eng. Alexandre Andreoli.

Mais de 40 alunos já estão inscritos para participar do projeto. A ideia é que a atividade seja interdisciplinar, integrando estudantes de todos os cursos. Thayana Almeida, aluna do Curso de Biologia, trabalhou de igual para igual com os meninos na montagem dos carros e disse que não se importa com o preconceito: “Tem essas coisas, uma menina na engenharia, mexendo nos carros? Mas tem que participar. As pessoas ficam surpresas em ver, mas eu não me importo”. Para o Yago Valentini, aluno da Engenharia de Computação, o projeto é a realização de um sonho: “A gente está vivenciando coisas que não tem como explicar. Não é só sair de uma sala de aula e ir para uma empresa, tu bota a mão na massa, calibrar pneus, conhece toda a parte de motores, freios, etc”.

O preparador de motores, Marcelo Adriano Pires, que tem mais de 25 anos de experiência na área, será um dos parceiros da equipe, orientando os alunos. “Acho que informação tem que ser passada adiante. Então se eu conseguir fazer com que alguém tenha competência no futuro nessa área, para mim já é uma realização como profissional”, explica.

A diretora do Velopark, Sofia Costa, comenta que esse é apenas um dos tópicos de parceria com o Unilasalle: “A gente tem uma troca. A nossa equipe está estudando aí e nós estamos abrindo o parque para os alunos aproveitarem nossa estrutura. A gente vê que tem uma sinergia grande nos interesses e isso vai ser uma novidade para todo o meio da arrancada, automobilístico”. Sofia acrescenta ainda que por ter a única pista do Brasil com 402 metros o Velopark atrai competidores de todo o Brasil e os alunos terão a oportunidade de conviver e trocar experiência com esses profissionais.

A parceria entre o Unilasalle e o Velopark foi oficializada no final de 2016. Desde então, o Unilasalle é o Fornecedor Oficial de Ensino Universitário do Velopark, tornando-se instituição para a formação de colaboradores da empresa e espaço multidisciplinar para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, incluindo iniciação científica e tecnológica e projetos em conjunto. "A parceria com o Velopark é uma ação que solidifica o Catalisador de Valor Innovation, decorrente do Reposicionamento Estratégico baseado em Design Thinking que conferiu aos cursos a geração de valor por meio da interdisciplinaridade e da configuração por áreas estratégicas", explica o Diretor de Graduação e Assessor de Inovação Prof. Dr. Daniel Sperb.

Segundo o professor Andreoli essa será a primeira equipe universitária de arrancada do Brasil: “Estamos fazendo algo novo, a gente não tem outra instituição fazendo isso no Brasil. Eu digo sempre em sala ‘o aluno que vai fazer o projeto’. Os alunos têm a chance de fazerem esse projeto o quão grande eles quiserem. Quanto mais se dedicarem maior vai ser o projeto”, finaliza.

Confira mais fotos do evento AQUI