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“Era uma vez uma turma de crianças aventureiras que fugiram do Castelo da Ignorância e correram o mais rápido que podiam. (...) Logo depois, todas as crianças tinha ido embora, exceto uma garotinha. Ela olhou em volta da clareira ensolarada e para os muitos caminhos resplandecentes, alguns sendo já explorados, enquanto outros ainda esperavam por alguém para encontrar o que estava escondido depois de suas viradas. Ela colocou a mão na casca macia de uma árvore e disse bem alto: Este lugar é mágico. Queria Saber o nome dele? E a clareira ensolarada respondeu: Meu nome é biblioteca!”. Esse é apenas um pequeno trecho do texto de Mônica Hughes, utilizado pelos quatro alunos bolsistas de iniciação científica júnior do projeto “Projeto Biblioteca Viva: espaço de apoio ao processo de ensino e aprendizagem” para explicar um pouco do que estão sentindo. Eles participaram hoje, pela manhã, da cerimônia de entrega do novo espaço aos alunos da Escola Estadual de Ensino médio Professor Alcides Cunha, em Porto Alegre.

A ação é fruto de um projeto desenvolvido por professores e alunos bolsistas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle e pela direção da escola. O financiamento é da Fundação ITAÚ Social. A ideia começou a ser pensada em 2015, quando o “Projeto Biblioteca Viva: espaço de apoio ao processo de ensino e aprendizagem” foi idealizado. Em 2016 foi feita uma avaliação das condições da biblioteca da escola: “O espaço estava desorganizado, os livros tinhas cupins e o acervo estava danificado. Além disso, o espaço tinha problemas na instalação elétrica”, relata a coordenadora do projeto, professora da escola e coordenadora do PPG em Educação da Universidade La Salle, Dra. Vera Lúcia Felicetti. A proposta inicial era reformar esse local, mas uma sala mais nova foi cedida pela direção da escola que apoia e participa ativamente do projeto. A partir daí iniciou o trabalho de pintura, limpeza, montagem dos móveis e, com a ajuda da bibliotecária da escola, foi feita a organização do acervo.

Participam do projeto quatro bolsistas de iniciação científica júnior, que são alunos da escola. Além de três bolsistas do Mestrado em Educação, um bolsista do Doutorado em Educação e dois bolsistas de graduação, dos cursos de Engenharia de Produção e Psicologia da Universidade La Salle. Os envolvidos ajudaram no processo de reorganização do espaço e também na produção científica do projeto. Também participam do projeto a Profª. Drª. Adriana Pineda Robayo e Prof. Dr. Leonidas RobertoTaschetto.

Aluna da escola desde 2014, Hemily Farias, de 17 anos, conta que a biblioteca antiga era desorganizada: “Eu gosto de ler e quando entrei na escola a biblioteca abria uma vez por semana e estava bem bagunçada. Eu só consegui pegar livro lá uma vez”, relembra. Ela é uma das quatro bolsistas de iniciação científica júnior. Hemily ainda não sabe o que vai cursar na universidade, mas conta que a experiência foi motivadora: “Isso me motiva a seguir em frente. Ano passado eu fui até a Universidade La Salle e participei da Semana Científica. Tudo isso abre os teus horizontes”. Em conjunto com os colegas e orientados por profissionais, eles estão fazendo todo o trabalho de catalogação dos livros do acervo. A aluna do curso de Engenharia de Produção, da Área de Inovação e Tecnologia da Universidade La Salle, Thais Marquarat, é uma das bolsistas de graduação do projeto. “Eu ajudei os bolsistas da escola, orientando eles sobre a produção do conteúdo científico e também pude dar dicas ligadas à minha área, orientando eles quanto à disposição dos móveis”, conta.   

Agora os mais de 1.500 alunos da escola terão acesso ao novo espaço que conta com sofás e mesas. “A minha preocupação sempre foi pedagógica, embora a gente goste de estar em ambiente agradável. Queremos agora incentivar a leitura, porque as mudanças do mundo exigem que a gente olhar com mais humanidade para a aprendizagem”, relatou a diretora da escola, professora Elisabete Guedes da Silva. A vice-diretora, professora Lilian Almeida de Araújo, acrescenta que para muitos alunos este é o único espaço para estudos: “A gente sabe que eles não têm um espaço organizado, tranquilo para ler. A escola oferece poucos espaços além da sala de aula, esse é um deles”.

O trabalho por lá continua, já que o projeto prevê o desenvolvimento de atividades educacionais de orientação e incentivo à leitura e pesquisa. Esta fase vai incluir oficinas de formação pedagógica e didática aos professores da escola. Também será desenvolvida a hora do conto em língua espanhola e está prevista a participação na hora do conto de um professor visitante, especialista no ensino de Inglês para estrangeiros da Universidade de Utah – Estados Unidos.

Também participaram da solenidade de entrega da biblioteca a comunidade o Assessor de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais da Universidade La Salle, Prof. José Alberto Antunes de Miranda, e a coordenadora da 1ª Coordenadoria Regional de Educação, Maria Luiza de Moraes.   

 

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