A conclusão de um curso pode significar muitas coisas: início de uma carreira profissional, qualificação de uma carreira que já estava em construção, a realização de um sonho, oportunidades e por aí vai. Para uma turma de cerca de 30 alunos imigrantes haitianos, o significado da conclusão da primeira etapa do programa Universidade La Salle Inclui também significa inclusão social, autonomia e conhecimento compartilhado.

Desde março, eles participaram semanalmente de aulas de Língua Portuguesa, ministradas pela professora voluntária Cátia Rosane Würth, aluna de Letras e titular do programa, com o auxílio de uma equipe de apoio formada por alunas dos cursos de Pedagogia e RI. O projeto é uma realização da Universidade, promovida por meio da Assessoria de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais.

A conclusão da etapa formativa foi marcada pela partilha. Os alunos falaram sobre o curso, o que aprenderam e as projeções. Mikenson Jeanrestil iniciou as aulas com o desejo de aprofundar o conhecimento do idioma e galgar uma graduação na área de TI. A sua avaliação foi muito positiva e, de acordo com ele, serviu para dar novos passos em direção aos seus objetivos: “A Língua Portuguesa não é fácil e nos desafia todas as aulas. Nós, que estamos aqui, queremos muito aprender”, frisou.

A professora Cátia destacou a dedicação dos alunos e o quanto evoluíram ao longo do curso. “Lembro-me da primeira aula, do quanto eram introvertidos e receosos, porém motivados a aprender. Tiveram uma frequência exemplar e participação em todas as atividades. É uma alegria ver e participar desse processo”.

“Nossa comunicação com as pessoas melhorou. Aprendemos preposições, vírgulas e outras lições que nos ajudam muito. Outra lição importante foi como nos portar em entrevistas de emprego”, ponderou a aluna Marie-Carmele Lavéius.

O programa continua!

De acordo com o Assessor de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da La Salle, Prof. Dr. José Alberto de Miranda, havendo o engajamento dos estudantes o programa continuará.

Com data de início prevista para a segunda semana de agosto, a próxima etapa do Universidade La Salle Inclui deverá aprofundar os conhecimentos do idioma já aprendidos no primeiro semestre, além de oficinas que vão ao encontro da ponderação de Marie-Carmele: “Serão momentos destinados à formação cidadã para uma vivência mais integrada à vida no Brasil, desde a documentação necessária até orientação e formações sobre ingresso e projeção no mercado de trabalho”.

Na sua fala, o Reitor Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, destacou as palavras de agradecimentos a Deus e à Instituição pela oportunidade. Reiterou: “Esse programa segue a nossa filosofia institucional, que abrange projetos sociais e desenvolvimento humano. O melhor Deus é aquele que nos torna melhores e é isso o que vocês estão buscando e fazendo. Continuaremos caminhando lado-a-lado para crescermos juntos”, concluiu.

Confira o álbum no Flickr com os registros do momento.