No lugar da calmaria de uma tarde de domingo, a Universidade La Salle viveu um dia intenso no último dia 25/11. Centenas de alunos vieram para a Instituição realizar o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade. Além dos mais de 400 alunos que tiveram a oportunidade de resolver a prova na própria Instituição, centenas de acadêmicos de outras instituições da região ajudaram a lotas as salas de aula. O evento começou antes mesmo do meio dia, quando o Aquece Enade permitiu um momento de descontração entre alunos e professores que puderam chegar cedo, evitando atrasos e ainda fazer um lanchinho antes da prova. Outra atração que fez sucesso foi o painel Enade. O painel reuniu fotos os alunos que fariam a prova e que enviaram suas imagens.

Os acadêmicos tiveram 4h para resolver a prova, que abrangeu questões de conhecimentos gerais e específicos dos cursos. De acordo com as analistas, ligadas diretamente com o processo Enade, Juliana Priscila Cardozo e Karine Cezar Zappaz, este é um componente curricular obrigatório previsto pelo MEC, ou seja, o aluno tem o dever de fazer a prova. Mas ao mesmo tempo, o programa procurou acompanhar os acadêmicos em todas as etapas previstas (cadastro, questionário do estudante e etc) no edital. “Nos esforçamos ao máximo para oportunizar a todos momentos informativos, descontraídos e integradores. O Enade carrega consigo a ratificação de tudo que foi construído para o exercício da profissão escolhida, além do simbolismo da nota do curso, temos a questão social que é a possibilidade de alunos ingressantes poderem financiar seus estudos em cursos cuja nota atende aos critérios estabelecidos. Sabemos que nossos alunos, professores e coordenadores deram o seu melhor para que tenhamos êxito nos resultados, isso nos enche de orgulho, gratidão e muita vontade de a cada ano fazer mais e melhor em nome do legado deixado por estes alunos que já estão na reta final de seus cursos".

Já o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Me. Miguel do Nascimento Costa, reconhece o empenho de todos e deixa o agradecimento: “A Reitoria, aqui representada pela Pró-reitoria de Graduação, manifesta seu agradecimento pelo empenho e engajamento dos Estudantes, Coordenações de Área, Coordenações de Curso, Professores e Técnico-administrativos na condução e realização do Enade 2018. Com a convicção de que os resultados a serem colhidos serão os melhores, desejamos a todos, muito êxito e sucesso em suas empreitadas”.

Por que o Enade é tão importante?

Além de ser um componente curricular, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é uma importante ferramenta de avaliação do Ensino Superior no País, compondo o Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Por isso, a participação e desempenho dos estudantes têm muito a dizer sobre a Instituição. Também reflete a excelência do ensino, aproveitamento dos acadêmicos e das suas graduações, uma vez que retoma os conteúdos aprendidos no decorrer de toda a sua formação.

Quer conferir as imagens desse dia? Acesse o nosso Flickr.