Menu

A tarde desta sexta-feira, dia 04/11, foi de conhecimento do cenário para os cursos EAD, desafios e oportunidades a serem enfrentadas. O Diretor de Educação a Distância CAPES/MEC, Carlos Cezar Modernel Lenuzza falou às lideranças do Unilasalle Canoas que estão vivendo um momento histórico: o credenciamento do projeto EAD da Instituição, que terá 20 polos em todo o Brasil nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Maranhão, Mato Grosso, Distrito Federal, Amazonas e Pará.

O Reitor Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, apresentou Lenuzza e mais dois convidados e importantes incentivadores desse projeto junto ao MEC: o Sr. Marco Antonio de Carvalho - Assessor Especial da Casa Civil da Presidência da República e o Sr. Dep. Fed. Jones Martins. ?Fossatti fez questão de reforçar a importância de parcerias para o credenciamento. “Não podemos só reclamar do governo. Precisamos levar resultados, ser parceiros em projetos, apresentar propostas. Só assim vamos sair de Canoas e fazer alianças nacionais” comentou o Reitor.

Lenuzza falou sobre o cenário dos cursos de educação a distância, traçando um paralelo sobre o crescimento da graduação presencial e EAD. “Precisamos compreender que muito do preconceito com os cursos a distância surgiu da falta de regulação existente quando foram criados os primeiros polos. Somente em 2003 surgiu o primeiro marco regulatório do EAD os referenciais de qualidade para o EAD”, comentou Lenuzza, que enfatizou o futuro para o ensino superior “Há um caminho irreversível para um modelo de oferta de cursos híbridos. Não podemos ter uma educação tão cara, inacessível para os brasileiros. Precisamos entender o ensino superior de forma nacional e não separado entre educação pública e privada”. Lenuzza também afirmou que a visita de avaliadores para o credenciamento do curso EAD acaba se tornando um empecilho para que os polos comecem a operar e reafirmou que os principais desafios para as instituições que buscam prosperar neste mercado é a adaptação dos cursos às demandas da sociedade e o desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação.

Confira algumas imagens aqui.

Entre em Contato