Esses são os últimos dias para realizar a rematrícula para o segundo semestre letivo da Universidade La Salle e também para garantir a participação em disciplinas que abordam temas importantes para a formação profissional e social. Uma delas do Seminário Temático: Cultura, Gênero e Direitos Humanos, do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Memória Social e Bens Culturais e voltado aos alunos curso de mestrado, doutorado e alunos especiais, conforme edital.

A disciplina será ministrada pela Prof. Dra. Tatiana Vargas Maia e pelo professor convidado Dr. Steven Butterman, da Universidade de Miami.  O Seminário visa examinar as intersecções entre as categorias de Cultura, Gênero e Direitos Humanos, adotando uma perspectiva interdisciplinar, explorando as relações entre movimentos políticos, culturais e sociais, a realidade institucional e os discursos utilizados para a configuração dessas realidades. Serão abordadas as características que tornam únicas as vidas das mulheres e de minorias sexuais no Brasil contemporâneo, pensando essa realidade nacional em um contexto global. Levando em consideração a interseccionalidade entre raça, gênero e classe, os estudantes debaterão como as identidades de gênero são reimaginadas, desconstruídas e marginalizadas.

Ao incorporar análises literárias, pesquisa etnográficas e teorias da diáspora, migração e transnacionalismo, o curso também considerará como a equidade transnacional de gênero reflete ou rejeita práticas misóginas, homofóbicas ou transfóbicas. Com o objetivo de abordar criticamente as relações complexas entre as artes visuais e ativismo político, também será conduzida uma análise de discurso das dinâmicas e características da maior parada de orgulho LGBT do mundo, a Parada Livre de São Paulo, enquanto o olhar será voltado aos limites e os potenciais para a criação de uma moldura teórica engajada na promoção de conexões entre ativismo político e produção acadêmica.

Como se inscrever

Os alunos regulares deverão registrar interesse pelo e-mail ppgmemoria@unilasalle.edu.br até o dia 04/08. A disciplina será ofertada no dia 12/8, das 9h às 12h e das 14?h às 17h, e nos dias 14, 15, 16 e 17/08 das 14h às 17h e das 19h às 22h.

Já os alunos especiais devem se inscrever para a participação no processo de seleção até o dia 28/07, conforme orientado no edital.