Menu

No próximo domingo, 12/08, é celebrado mundialmente o Dia Internacional da Juventude. A data foi definida em 1999 em Assembleia Geral nas Nações Unidas e tem como objetivo celebrar os jovens como agentes positivos de mudança que fornecem contribuições significativas à sociedade através da inclusão e da justiça social. "Paz, dinamismo económico, justiça social, tolerância - tudo isto e muito mais, hoje e amanhã, depende de explorar o poder da juventude”, avalia o Secretário-Geral da ONU, António Guterres.

Como você pode se envolver?

Para marcar este dia, os Estados-Membros da ONU encorajam os jovens a organizar e participar de atividades nas quais os jovens possam se reunir para expressar suas opiniões sobre questões que os afetam ou que são apaixonados em suas comunidades. Os jovens podem enviar descrições de quaisquer atividades planejadas para o Dia, para o email: youth@un.org. Elas podem ser apresentadas na página do programa.  “A Universidade La Salle incentiva que os jovens venham a ter experiências com práticas sociais no âmbito nacional e no exterior. A vivencia em projetos sociais contribui para o desenvolvimento da pessoa e o seu amadurecimento profissional e humano”, avalia o Assessor de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da Universidade La Salle, Prof. Dr. José Alberto de Miranda. Ele avalia que uma das formas de se conquistar esse tipo de experiência é o voluntariado. “O voluntariado não deve ser encarado como caridade ele é um meio de acesso à realização, à autossatisfação, e, principalmente, ao exercício da cidadania”, completa. Saiba como se engajar em projetos de voluntariado da Rede La Salle em: http://sousolidario.org/

 

United Nations Academic Impact

A Universidade La Salle é integrante do United Nations Academic Impact, programa das Nações Unidas que reconhece instituições de ensino superior que desenvolvam atividades voltadas à defesa dos direitos humanos. Atualmente 16 Instituições de Ensino Superior fazem parte desse programa no Brasil. A Universidade La Salle foi a primeira integrante do Rio Grande do Sul.

A acreditação está baseada no respeito a dez princípios elencados pela ONU, entre eles direitos humanos, oportunidade de educação para todos, paz e resolução de conflitos e sustentabilidade. Entre as ações que renderam a inclusão no programa está a adesão ao Pacto Nacional Universitário Para Promoção e Respeito a Diversidade Direitos Humanos e Cultura da Paz (MEC), o La Salle Model United Nations (LASMUN) e o trabalho do Tecnosocial junto às cooperativas de recicladores de lixo em Canoas e região metropolitana. 

 

Entre em Contato