A Universidade La Salle fez muito mais do que abrir suas portas para a comunidade. Neste sábado ensolarado, a Instituição, representada por seus alunos voluntários e parceiros foi até a comunidade prestar seus serviços e proporcionar uma tarde agradável para o público que compareceu na Escola Cônego José Leão, no bairro Guajuviras. Esse foi o Dia da Responsabilidade Social que ofereceu inúmeras atividades gratuitas que integraram saberes aprendidos em sala de aula com a comunidade.

Quem compareceu pode aproveitar apresentações artísticas, orientação de currículos, oficinas de primeiros socorros, orientação jurídica e até mesmo mudar o visual com corte de barba e de cabelo. Para a criançada, atividades não faltaram. Brinquedos infláveis, oficinas esportivas, pintura artística no rosto e muitas brincadeiras.

Alguns parceiros também foram responsáveis por tornar o dia possível. A Prefeitura de Canoas estava disponível por meio do CRAS, do CREAS, da Diretoria de Deficiência, da Diretoria Saúde mental e Secretaria do Direitos Humanos.

Quem saiu ganhando? Todos! Rudineia de Freitas Gonçalves, de 26 anos faz EJA na Escola Cônego José Leão e acompanhada dos filhos de 6 e 9 anos identifica que em comunidades mais humildes atividades como essa deveriam ser mais recorrentes. “Se fala muito mal, às vezes, de lugares como aqui, mas tem muita gente de bem aqui que não tem a oportunidade e acesso a alguns serviços que só são possíveis assim, quando estão próximos da gente. A comunidade precisa disso”. E por saber disso é que Gustavo Lemos de Azevedo e Caio Giordani Gautto integraram o grupo de alunos do curso de Direito que ministram a oficina de orientação jurídica e descreveram a participação como uma experiência única por poderem colocar em prática coisas que aprendemos em sala de aula. “Eu acho que ações assim deveriam acontecer mais para contribuir para a parte social do Direito em si. Só assim podemos entender os anseios da comunidade que, muitas vezes, vai além do atendimento jurídico em si”, relatou Gustavo. Caio se disse feliz por poder contribuir com informações que para são simples, mas que podem mudar a vida das pessoas. “Esse contato com a comunidade é algo que nos faz abrir os olhos para diferentes realidades e faz, inclusive, com que nos conheçamos melhor”, destacou.

O sentimento de dever cumprido também fez parte do grupo de formandos do curso de Fisioterapia que propôs um momento de alongamento para os participantes, a maioria crianças. Isso chamou atenção positivamente do grupo que trabalhou com postura e consciência corporal de pequenos que poderão levar esse cuidado para a vida. Momentos de cuidado com a saúde são muito importantes também para a autoestima das pessoas. Foi isso que contou Taís Brito, aluna de Estética e Cosmética por conta de um procedimento facial simples que acabou arrancando um sorriso de uma mãe que muitas vezes deixa de cuidar de si para cuidar dos filhos e seguir a rotina.

O Dia da Responsabilidade Social acontece todos os anos em diferentes locais da comunidade de Canoas.