Engenharia, Design Thinking e Empreendedorismo. Os calouros de quatro cursos de Engenharia tiveram a oportunidade de descobrir, na prática, como essas três palavras podem ser diferenciais na sua formação e atuação, quando usadas juntas. Hoje, 21, aconteceu a Aula Introdutória de Design Thinlink para ingressantes do curso, ministrada pelo Prof. Dr. Daniel Quintana Sperb, Assessor de Inovação e Diretor de Graduação e pelo Prof. Ms. Alexandre Andreoli, coordenador da Área de Inovação e Tecnologia.

A aula integrou as atividades previstas para a abertura da disciplina de Introdução à Engenharia, que contempla a Elétrica, Química, Mecânica, de Computação, e já deu uma prévia aos recém-chegados do que podem esperar para o semestre: uma forma inovadora de aprender e a oportunidade de colocar em prática o conhecimento compartilhado na sala de aula. Ainda mais se a sala de aula for na Xperience Room, marco físico que representa a parceria da Universidade La Salle com o Google For Education, como foi na noite de hoje.

A primeira parte da aula consistiu na palestra do Prof. Daniel sobre Design Thinking “Trata-se de um método prático e criativo para a elaboração de projetos complexos, partindo do questionamento do porquê das iniciativas, produtos, experiências e serviços, o seu grande diferencial. Sabendo da motivação, parte-se para definir como e o que concretizará esse processo”, explicou. Também apresentou cases de sucesso que usaram o Design Thinking como ferramenta estratégica, incluindo o novo posicionamento da Instituição como Universidade na era da economia criativa, a fim de identificar e valorizar os diferenciais competitivos.

Se as primeiras semanas de aula costumam ser desafiadoras e cheias de expectativas, quanto mais uma que, além das tradicionais descobertas do início da vida universitária, instiga os alunos a conheceram novas ferramentas, descobrirem e ampliarem suas características empreendedoras? Foi isso o que aconteceu na segunda parte da aula.

Em grupos e munidos de conhecimento pela palestra, receberam o desafio de identificar nas grades dos seus cursos as disciplinas que poderiam ser envolvidas os principais projetos desenvolvidos ou apoiados pela Universidade e apresentados a eles. “O intuito é provoca-los. Quisemos despertar o interesse pelos projetos realizados pela Instituição a partir dos seus objetivos. Assim, fazê-los refletir sobre como podem colaborar, por que colaborar, o que podem aprender com esse movimento e a diferença que podem fazer na sociedade”, explicou o Prof. Andreoli.