E se você pudesse estudar em um curso onde as disciplinas práticas são concentradas no primeiro semestre, ganhando assim capacitação para já se integrar no mercado de trabalho? E se, além disso, os seus projetos pudessem mudar a vida de pessoas que precisam de ajuda? É isso que prevê o curso de Design Bacharelado da Universidade La Salle, criado a partir dos anseios dos alunos e idealizado com um currículo diferenciado. “Desenvolvemos essa matriz para o que o mercado vai exigir no futuro, passando a parte ferramental para início do curso, assim ele já pode conseguir estagio no primeiro semestre. A partir daí desenvolvemos a criatividade do aluno. Nos últimos períodos trabalhamos a parte empreendedora”, resume o coordenador do Curso, Prof. Me. Fabrício Kipper. Entre as disciplinas destaque estão Design de Serviços, Design Thinking e Design e Emoção. Na maioria dos currículos elas são abordadas como temas em outras disciplinas, enquanto na Universidade La Salle são matérias específicas. O currículo do curso foi premiado no 6º Prêmio Nacional Bornancini de Design, que tem por meta reafirmar o papel do design como propulsor de inovação.

Design como ferramenta de mudança

Alunos em atividade prática no Fablab

Outro foco diferenciado do curso é o design como uma ferramenta de mudança social. “Os projetos desenvolvidos precisam ter impacto na comunidade local. Não podem ser apenas projeto fictícios, que não transformem o cotidiano das pessoas. Isso motiva os alunos, eles trabalham com uma condição real e percebem como podem transformar a vida das pessoas com o trabalho deles”, explica Fabrício. Ainda nessa linha, com o suporte do Fablab, os alunos do curso são incentivados a produzirem projetos direcionados a tecnologia assistiva. “São tecnologias direcionadas para pessoas em reabilitação física, cadeirantes, pessoas com mobilidade parcial, etc. Já estamos desenvolvendo produtos em parceria com o Curso de Fisioterapia e queremos fortalecer esse foco”, finaliza Fabrício.

Quer se engajar nessas ideias? Saiba como AQUI.