Menu

O parto de um filho é, sem dúvida, um dos momentos mais emocionantes na vida de uma mulher. No entanto, para algumas gestantes esse momento pode ser marcado por medo e muita dor. E se nessa hora você tiver alguém que lhe dê a mão? É isso que fazer as alunas do curso de Enfermagem da Universidade La Salle na disciplina de “Enfermagem na Saúde da Mulher”. Elas acompanham as gestantes no Centro Obstétrico da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, no Hospital Santa Clara.

Na última semana a aluna Juliana Sprenger teve a certeza que está no caminho certo. Ela recebeu um agradecimento emocionante de uma mãe, para quem prestou suporte. “Essa gestante chegou com muita dor, acompanhada de um familiar, e nós cercamos ela e a Juliana assumiu essa parte das técnicas para um parto humanizado. E a gestante criou na Juliana uma referência, pois foi quem prestou suporte emocional e cuidados com ela”, explica a Prof. Rosemery Kruno, que acompanha o trabalho das alunas. “Fizemos massagens no banho, água quente nas costas e colocamos ela na bola. Passamos a tarde com ela. Ela teve o nenê de parto normal uma hora e meia após nossa saída”, relembra Juliana.

No dia seguinte a paciente adicionou ela em uma rede social e enviou um agradecimento por meio de mensagem. “Estamos felizes e gratos por ter encontrado você nessa jornada. Você sempre será lembrada com muito carinho por nossa família. Você está no caminho certo, menina, e na carreira certa. Tua humanidade e capacidade de se colocar no lugar dos pacientes nos encanta. Quaisquer palavras são muito poucas para te agradecer”, disse a paciente. Juliana conta que ficou muito emocionada com o depoimento: “Foi muito legal porque fazemos com carinho, querendo o bem e ali eu vi a importância da enfermagem tem do cuidado, de tu fazer um bem para uma pessoa só com tuas mãos e boa vontade. Foi muito bom ter esse retorno e vou levar para vida”, completou.

Disciplina aborda parto humanizado

A disciplina “Enfermagem na Saúde da Mulher” tem uma carga horária teórica e 60 horas de disciplina prática. Parte delas acontecem no Centro Obstétrico. “Toda a disciplina traz a política de humanização do parto e nascimento, em cima do que preconiza o Ministério da Saúde e as evidencias de pesquisa em saúde. Elas trazem comprovações que a presença humanizada, oferecendo os métodos não invasivos no trabalho de parto, gera um progresso do trabalho de parto, que acontece sem necessidade de analgesia. Ali elas puderam ver isso através do trabalho delas”, explica Rosemery.

Na foto abaixo a aluna Samári Follmann, também da Enfermagem, ministra uma oficina sobre o tema para as colegas: 

Quer ter experiências assim durante sua graduação? Saiba mais AQUI.

Entre em Contato