Menu

Dia de comemoração? Nessa quinta-feira (17), Dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia, teve debate, mobilização e reflexão na Universidade La Salle. Tudo isso acompanhado do lançamento do documentário (SOBRE)VIVÊNCIAS, produzido pelo Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação – Tecnopoéticas, do curso de Psicologia.

A obra apresenta os relatos de 14 jovens, divididos em capítulos. Ao longo do filme, eles falam sobre suas descobertas e experiências de preconceito de gênero e sexualidade.

Quem assina a condução do filme é o aluno Gabriel Celestino, com a supervisão do Prof. Dr. Leonidas Taschetto, do PPG em Educação. “Na Psicologia, a fala é uma ferramenta de cura. Por isso, nossa intenção é que esses personagens tivessem uma conversa com quem está assistindo ao documentário, que pudessem compartilhar, se identificar e promover o debate”, afirmou Gabriel.

O professor completou, “foi uma experiência de construção em rede, que funcionou movida pelo afeto e necessidade de falar sobre sentimentos e superação de medos. É extremamente necessário falar sobre isso hoje”.

O documentário será lançado para o público externo em julho, contando com relatos inéditos. Se você não participou do momento, pode ter uma prévia assistindo ao trailer aqui.

Roda de Conversa

Após a exibição do documentário, aconteceu a Roda de Conversa. O momento foi mediado por dois convidados: Vagner Oliveira e Eric Seger de Camargo.

Vagner é advogado e especialista em Direito Homoafetivo. Eric é integrante-fundador do coletivo Homens Trans em Ação (HTA). Eles falaram sobre suas experiências, além de darem um panorama geral e legal no Brasil.

“É um dia para ser comemorado pelas conquistas alcançadas, mas de questionar o quanto estamos evoluindo. O Rio Grande do Sul é pioneiro no uso do termo homoafetivo em causas judiciais, mas também é o que tem mais registros de preconceitos”, alertou Vagner.

“Ainda vivemos num contexto em que enfrentamos obstáculos para ser e sermos reconhecidos legitimamente como realmente somos”, concluiu Eric.
 

Entre em Contato