Durante cinco dias, pesquisadores da área de formação de professores, debatem sobre ensino e aprendizagem para o futuro no 37º Seminário Anual da Sociedade Internacional para Professores de Educação, na cidade de Aahrus, na Dinamarca. A coordenadora do PPG em Educação do Unilasalle, Prof. Drª Vera Lucia Felicetti, é uma das participantes. “Essa é uma sociedade de professores formadores de professores, que se reúne todos os anos em um diferente país. Os estudos e discussões são realizados em pequenos grupos e após a síntese é apresentada ao grande grupo”, detalha a professora. O pequeno grupo do qual participa é formado por pessoas dos Estados Unidos, Canadá, Noruega, Dinamarca, Brasil e Chile. Representantes de mais de 12 países participam dos debates no grande grupo.

Além dos debates, a professora também conheceu as estruturas doo PPG em Educação da Universidade de Aarhus e visitou escolas de educação básica: “O que mais me chamou a atenção foi a organização do Programa de Pós-graduação em Educação com respeito aos projetos de pesquisa dos professores, os quais estão inseridos em um projeto maior correspondente a linha de pesquisa. E além disso, os projetos estão diretamente relacionados com a educação básica”, relata.

A Sociedade Internacional para Professores em Educação é uma organização internacional independente de controles políticos e econômicos. Professores e pesquisadores que integram a Sociedade se dedicam a promover a melhoria na formação de professores, através de discussões, análises críticas e a disseminação de ideias para inovar as práticas em educação.