Acompanhar os casos clínicos de cada paciente acabou de ficar mais fácil e acessível para os estudantes de Nutrição da Unilasalle. A universidade firmou parceria com a WebDiet, uma plataforma online de cálculo de dieta e gerenciamento de consultório. Para nutricionistas do mercado, é um serviço pago; mas o estudante da Unilasalle tem acesso gratuito.

A ferramenta é utilizada para fazer o agendamento global dos pacientes, desde o agendamento até o cálculo da dieta, gerenciamento do prontuário e acompanhamento em tempo real. Isso é possível porque o software libera um aplicativo para o paciente e, nele, o paciente recebe a dieta, as avaliações de peso e toda a evolução do tratamento.

A utilização da plataforma traz a prática com mais força para o dia a dia dos acadêmicos de Nutrição. “O aluno que está aprendendo a calcular uma dieta já vai utilizar esse software e o professor consegue supervisionar o aluno enquanto ele vai planejando a dieta”, explica a professora coordenadora do curso de Nutrição, Carina Araújo.

Uma das vantagens adquiridas é o Plano Graduação, que oferece acesso a vários conteúdos de aprendizado disponibilizados pela plataforma. É possível cadastrar até 20 pacientes, com todas as funcionalidades de profissional, mas com o cadastro de aluno.

Além disso, os professores da Unilasalle vão ter acesso ilimitado à Web Diet para utilização em sala de aula. A previsão é para que a utilização sistemática nas disciplinas teóricas e práticas inicie no primeiro semestre de 2022.

“Acho que vai ser bem bacana, vai impulsionar bastante o ensino e vai fomentar a prática do aluno durante a graduação de uma forma muito parecida com a realidade que ele vai encontrar quando sair da graduação”, complementa Carina Araújo.

Como está a expectativa

A formanda Ana Cecilia Cruz do curso de Nutrição já conhece a plataforma desde 2018, quando iniciou a graduação. “É uma plataforma muito didática, dinâmica e personalizável. Ela abre um horizonte de experiências para moldá-la de acordo com a sua realidade”, avalia.

Para a estudante, essa implementação será muito importante para vivenciar a prática do profissional em Nutrição na rotina do curso. “É muito legal que a plataforma seja montada e pensada por nutricionistas e conte com o suporte deles na utilização, meu sonho é que ano que vem eu comece a utilizar essa plataforma no meu próprio consultório!”, relata.

Outros benefícios

Os profissionais do La Salle Saúde também terão acesso às ferramentas da plataforma, como recursos para gestão de prontuários. E para os acadêmicos que se formarem, ainda será possível adquirir a assinatura da plataforma com 20% de desconto em até 2 anos.