Nove pesquisadores vinculados à Universidade La Salle participaram do Congresso LASA 2017, em Lima - Peru, de 29 de abril a 1º de maio. Sob a liderança do Prof. Dr. Gilberto Ferreira da Silva, do PPG em Educação o grupo construiu e apresentou um painel no eixo “OTS – Otros Saberes and Alternative Methods”, intitulado Descolonização do saber e educação: perspectivas em movimento. A Prof.ª Dra. Vera Lucia Felicetti foi a debatedora do painel. “No debate, a partir de reflexões sobre decolonialidade realizadas no Grupo de Educação Intercultural (GPEI), a interculturalidade é assumida como o caminho possível para pensar a descolonização no campo da educação”, explicou a professora.

Cinco doutorandos apresentaram trabalhos: João Alberto Steffen Munsberg – “O Brasil na América Latina: inserção pendente”; Zuleika Costa – “Interculturalidade x Direitos Humanos: é possível ter esperanças?”; Henri Luiz Fuchs – “A descolonização do currículo: movimentos emergentes frente ao processo colonial do conhecimento”; Jorge Luiz Gonzaga – “Conhecimento, poder e educação: uma concepção de epistemologia colonial e local”; e Pablo Mendes – “Desobediência epistêmica latino-americana: perspectivas para pensar a educação no contexto brasileiro”.

Além desse painel, a Dra. Vera Lucia Felicetti participou de outro denominado “Diverse Voices, Interdisciplinary Dialogue Teacher Preparation in Latin America: Part 1”. A pesquisadora apresentou o trabalho “O professor da educação básica e o benefício do ProUni: o que trazem as teses de doutorado no Brasil”, em coautoria com Jaime Antonio Nalin. O painel contou, também, com a participação da Dra. Adriana Pineda Robayo, colaboradora na Universidade La Salle, que abordou “Saberes de los egresados en torno de la formación de profesores de educación infantil em Colombia y Brasil”. A participação do grupo lassalista teve, ainda, a atuação de Dra. Felicetti na Sessão LASA “La integración académica e institucional en la educación superior”, sob organização de Bettina Steren dos Santos, da PUCRS. “A participação do grupo de representantes da Universidade La Salle no referido congresso é expressão do comprometimento dos integrantes com as pesquisas, buscando formas de efetiva transformação da realidade na perspectiva de outro mundo possível”, completou a Prof.ª Dr. Vera.