Menu

A formação de um profissional vai muito além da sala de aula. Uma das formas mais importantes para se atualizar é participar de congressos, espaços que oportunizam uma ampla troca de ideias e experiências. Cerca de 15 alunos dos cursos de Fisioterapia da Universidade La Salle participaram nos dias 19, 20 e 21/10 do Congresso Sul-brasileiro de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva, evento que tem a chancela da Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória (ASSOBRAFIR). O congresso foi realizado em Curitiba, no Paraná, e reuniu mais 480 participantes de 18 estados brasileiros e outros 4 países.

Os alunos da Universidade La Salle apresentaram dois trabalhos científicos. Um tema livre oral foi avaliado pela comissão do evento e classificado entre os 10 melhores do congresso, que recebeu mais 180 trabalhos. “Nesse congresso os alunos puderam conversar com os fisioterapeutas que são referência nacional e internacional na Fisioterapia Cardiorrespiratória.  Acredito que essa foi a maior participação do curso de fisioterapia em um congresso fora do estado do RS, evidenciando um crescimento e amadurecimento do curso de fisioterapia e alunos”, explica o Prof. Me. Fabrício Fontoura, que liderou os alunos.

 

Confira abaixo os trabalhos apresentados no Congresso Sul-brasileiro de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva:

Relação entre o pico de fluxo inspiratório, capacidade funcional e  força muscular respiratória em portadores de hipertensão pulmonar classe funcional Il e III.

Autores: FABRICIO FARIAS DA FONTOURA (Unilasalle/UFRGS)

Ana Paula da Silva da Costa (Unilasalle)
Jessica de Cássia Nunes Muniz (Unilasalle)
Gabriela Roncato (UFCSPA)
Gisela Martina Bohns Meyer (Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre)
Fernanda Brum Spilimbergo (UFCSPA)
Katya Vianna Rigatto (UFCSPA)
Francimar Ferrari Ramos (UFRGS)

Danilo Cortozi Berton  (UFRGS)

 

EFEITO DO TREINAMENTO MUSCULAR INSPIRATÓRIO SOBRE A ENDURANCE VENTILATÓRIA DE PACIENTES COM HIPERTENSÃO PULMONAR CLASSE FUNCIONAL II E III

FABRÍCIO FARIAS DA FONTOURA (Unilasalle)

JESSICA DE CÁSSIA NUNES MUNIZ (Unilasalle)

GISELA MARTINA BOHNS MEYER (Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre)

FERNANDA BRUM SPILIMBERGO (Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre)

GABRIELA RONCATO (UFCSPA)

DANILO CORTOZI BERTON (UFRGS)

Entre em Contato