Os alunos da disciplina de Projeto de Arquitetura II do Unilasalle Canoas terão a oportunidade de colocar seu aprendizado em prática de uma forma diferente nesse semestre. Ao longo dos próximos meses eles vão desenvolver um Projeto de Reestruturação/Revitalização Arquitetônica do Núcleo de Prática Jurídica, que faz atendimentos gratuitos para a comunidade. Nesta terça-feira (2) foram apresentadas ideias iniciais para os projetos, na disciplina ministrada pela Profª Me. Tácia Scharff. “Nós estamos dando a oportunidade de eles trabalharem e pensarem em uma melhoria dentro da instituição. Além disso, a participação nesse concurso é uma bagagem e pode ser incluída no portfólio deles”, detalha a professora.

As equipes já estão formadas e a entrega dos projetos deve acontecer entre 3 e 6 de julho, conforme EDITAL. As propostas serão avaliadas por uma comissão e o resultado divulgado a partir de 17/08. A premiação será um desconto de 50% em um pacote para viagem de estudos, para dois integrantes da equipe, ida e volta, para Brasília. Não estão incluídos valores com hospedagem, alimentação e translado. Para o aluno Eduardo Dalpiaz, que está no quinto semestre, a viagem é uma grande oportunidade: “Nós vamos conhecer o modernismo no âmbito da arquitetura, em uma cidade que é bem contemporânea como Brasília. Estamos unindo nossos conhecimentos e colocando em prática tudo isso”, relata o aluno.

O projeto poderá ser colocado em prática no futuro, sob a supervisão de profissionais formados. “A ideia é ter um case real, um cliente real e utilizar essa oportunidade para isso. Também é uma forma de os alunos buscarem soluções viáveis para usar um espaço existente”, explica a coordenadora do curso de Arquitetura, Profª Me. Vanessa Gallardo.

O Concurso é uma parceria entre os cursos de Direito e Arquitetura. “Esse projeto une interdisciplinaridade com uma proposta moderna de ensino, aprendizagem e aplicação concreta do conhecimento científico. O ambiente de aprendizado vem mudando e junto evoluem as técnicas de transmissão do conhecimento”, completa o professor do curso de Direito e coordenador da Procuradoria Jurídica do Unilasalle Canoas, Miguel dos Nascimento Costa.