Quem tem gato em casa já conhece o som do ronronar. Ele aparece quando o animal respira de forma relaxada. Pois os alunos do Colégio Coração de Maria, em Esteio, tiveram uma ideia. “Criamos um protótipo que simula a frequência emitida pelo ‘ron ron’ do gato. Usamos esse equipamento para acalmar várias espécies de animais no pré-operatório. A ação ajuda a deixá-los mais calmos no momento de aplicação da anestesia e outros procedimentos que são feitos nesse momento”, explicou o Cássio de Oliveira Vidal, integrante da equipe e, agora, aluno do curso de Engenharia Civil, da Área de Inovação e Tecnologia da Universidade La Salle.

A chamada “ronronterapia” já foi testada em clínicas veterinárias, segundo o aluno, e apresentou bons resultados. É com esse projeto que ele, outros sete colegas, uma mentora e um técnico vão embarcar para Sidney, na Austrália no início de julho. Após competirem em nível regional, estadual e nacional, eles se classificaram para a etapa internacional do First Lego League, um dos maiores campeonatos de robótica educacional do mundo. Vinte e quatro equipes brasileiras vão participar da competição.

O equipamento é feito com uma lâmina de madeira, uma braçadeira, um circuito com caixas de som e um pen drive. “A ideia é aperfeiçoar isso, tornando uma coleira, já que ficou comprovado que os acidentes no pré-operatório podem diminuir com essa iniciativa”, completou Cássio.

Ao retornar da Austrália o aluno poderá seguir explorando essa habilidade na Universidade: “Já conversei com o Cássio e no seu retorno ele será convidado a construir um projeto onde ele será o mentor de outros colegas em uma equipe de Robótica da Universidade La Salle. Como grande apoiador da Robótica Educacional já capacitei mais de 100 docentes em oficinas de formação continuada. Não podemos perder a oportunidade de reter um talento como o do Cássio”, relatou o coordenador da Área de Tecnologia e Inovação da Universidade