Na noite dessa quarta-feira (22), aconteceu a primeira entrevista da segunda rodada de encontros do projeto “Com a palavra, os candidatos: o futuro do Rio Grande do Sul em pauta”. O convidado da vez a subir ao palco da Universidade La Salle foi o candidato Roberto Robaina, do PSOL.

Sobre a dinâmica

A exemplo do que está programado para todos os candidatos, o convidado teve um momento inicial para apresentar suas propostas. Após, a Profª. Drª. Selma Petterle, Coordenadora do curso de Direito, introduziu a rodada de perguntas a Roberto Robaina, com a mediação do Prof. Dr. Augusto Niche, coordenador da Área de Educação e Cultura.

O público também pôde fazer questionamentos, que foram escritos em papeis distribuídos pela organização do evento durante as falas e entregues para o candidato.

Roberto Robaina falou sobre as questões de Isenção Fiscal, alinhadas aos investimentos que são feitos ou preteridos pela medida do governo estadual em âmbitos como saúde e educação.

Neste contexto, o Prof. Augusto leu uma pergunta do público sobre a abordagem do plano de governo do candidato ao que se refere a Educação Superior e os investimentos em pesquisa científica. Confira:

Com as ameaças de reduções e cortes de investimentos na Educação Superior no país, existe a previsão de alguma medida por parte do governo do estado neste projeto de governo acerca de investimentos na pesquisa científica, órgãos de fomento estaduais, qual é a relação sobre isso?

Tem que revogar o desmonte do Satori, que fechou a FEE e contratou a FIPE, é gravíssimo. Temos uma fundação de economia e estatística que é mega qualificada com mestres e doutores de economia, e que foi fechada. O Sartori contratou uma empresa que é de São Paulo, a FIPE, pagou R$ 7 milhões para trazer a FIPE, pegou os quadros da FEE que não podem ser demitidos porque são efetivos no estado e colocou-os em qualquer lugar (...). Bem, agora, nós não temos nem os dados.

Santori está falando de economia, nós não temos nem os dados reais da produção do Rio Grande do Sul. Não se pode ter, não tem, porque a FEE não está fazendo e a FIPE não pode fazer porque não tem convênio com o IBGE e o IBGE não libera os dados. Então, o RS está sem os dados sequer sobre economia, PIB, desenvolvimento regional. Está no limpo sobre isso aí.
Então, primeiro, tem que fazer a FEE existir. O desmonte da CENTEC também é uma vergonha. A CENTEC desenvolve pesquisa, por exemplo, sobre como fazer aproveitamento do carvão na região de Candiota, sem ter impacto ambiental.

Óbvio, carvão não é uma maravilha como energia, mas na CENTEC há pesquisas para que não haja impacto ambiental, articuladas com a FEPAM. E é muito importante, afinal de contas, nessa região de Candiota, Bagé e Ulha Negra é uma região muito pobre. Fechar a CRM como quer o Sartori, que diz que não podemos ter produção de carvão mineral, significa perder 2.500 empregos. Na verdade, a CENTEC está sendo desaproveitada.

Eu creio que isso é muito importante e, no plano nacional, todo mundo acompanhou o tremendo resultado mais importante na Educação Superior, que foi o da votação da emenda constitucional que proíbe, por 20 anos, investimentos em Educação e Saúde. Esse é o resultado: essa ameaça de corte das bolsas do CAPES.

É gravíssimo, porque, assim, a gente liquida a ciência e a pesquisa no Brasil. Eu, sinceramente, acho que eles não vão conseguir. Isso vai ser necessário organização da sociedade, essa lei precisa ser derrotada! Se essa emenda constitucional não for derrotada, a PEC do Fim do Mundo, como ela é chamada, imagine só: se a Saúde já é ruim agora, se a Educação já passa por problemas, imagine com 20 anos com congelamento de gastos. A Educação está sofrendo com isso. Estou relutante em acreditar que essa lei realmente vai persistir, talvez em fase de negação, mas precisamos continuar trabalhando.

Participe da programação

O evento é aberto e gratuito para toda a comunidade. Já passaram pela Universidade os agora candidatos Mateus Bandeira (Partido NOVO), Eduardo Leite (PSDB), Jairo Jorge (PDT) e Luis Carlos Heinze (PP).
Em breve serão divulgadas as datas das entrevistas dos demais candidatos, que ainda podem sofrer alterações em função das agendas de campanha.

Com a palavra, os canditados: o futuro do Rio Grande do Sul em pauta

Trata-se de uma realização da Universidade La Salle, com o patrocínio da CDL Canoas e a parceria da OAB Canoas e do Diário de Canoas.

As atividades acontecem no campus em Canoas (Av. Victor Barreto, 2288) e são abertas ao público. “É papel da Universidade ser protagonista junto a sua comunidade. Diante das inúmeras dificuldades que ainda temos hoje em um país como o Brasil precisamos prestar o exercício da democracia, no sentido de permitir que todos possam esclarecer e trazer suas propostas de governo e serem ouvidos por nossa comunidade acadêmica”, contextualiza o Assessor de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da La Salle, Prof. Dr. José Alberto de Miranda.

Confira os melhores momentos da entrevista no álbum do Flickr.