Na noite dessa terça-feira (19), aconteceu a segunda entrevista da rodada de encontros do projeto “Com a palavra, os canditados: o futuro do Rio Grande do Sul em pauta”. O convidado da vez a subir ao palco da Universidade La Salle foi o pré-candidato Jairo Jorge, do PDT.

Sobre a dinâmica

A exemplo do que está programado para todos os pré-candidatos, o convidado teve um momento inicial para apresentar suas propostas. Após, a Prof. Dra. Tatiana Vargas Maia, coordenadora dos cursos de História e Relações Internacionais, introduziu a rodada de perguntas, com a mediação da jornalista Maíra Gatto, que atua no Marketing da Universidade.

O público também pôde fazer questionamentos, que foram escritos em papeis distribuídos pela organização do evento durante as falas e entregues para o pré-candidato.

Jairo Jorge falou sobre Educação nos níveis Infantil, Fundamental, Médio e Superior durante a apresentação da sua plataforma. Também foi perguntado pela plateia sobre os investimentos no Magistério e quais as medidas que seriam tomadas para a valorização dos professores das séries iniciais.

Confira a resposta:

"Nós temos hoje um grande debate que o governo vai ter que fazer, que é um regime de colaboração. O estado não discutiu com os municípios: aqui em Canoas nós tivemos que fazer até o 9º ano séries finais e iniciais, isso vale para todo o RS e deu essa confusão. Como fez o Ceará? Há 20 anos eles disseram que os Municípios teriam que assumir o fundamental e o estado o médio. Só que não é passar a bola para os municípios, não. No Ceará, o material didático é unificado, ou seja, essa semana sabe-se exatamente o que se está sendo ensinado em cada escola, não é o município que administra. Existe um conteúdo programático para cada semana. Se uma criança sair de uma cidade e ir para outra não perderá nada de conteúdo (...) e eles fizeram todo um sistema de avalição. E isso deu absolutamente certo.

Quero dar um dado para vocês: das 100 melhores escolas do Brasil, 77 ficam no Ceará. Outro dado: o ITA fez um concurso de 100 vagas. Dessas, foram aprovados 42 de São Paulo, 1 do Rio Grande do Sul e 43 do Ceará. Este modelo deu certo e não estou dizendo que vamos aplica-lo aqui. Mas precisamos discutir. Talvez um dos caminhos, como o Paraná fez, eles dividiram com os Municípios as séries iniciais até o 5 ano. O estado ficou com o ensino médio e deu certo também. Vamos ter que discutir aqui!

Não tenho uma bola de cristal para dizer agora para vocês qual é o caminho hoje, mas estamos discutindo, mas pela realidade do Rio Grande do Sul, esse segundo modelo seja mais fácil de a gente fazer agora.

(...) agora eu acho que a gente tem que incentivar os professores na graduação. É um desafio novo, temos que pensar uma nova carreira para professores, vou desafiar vocês aqui (...), a pensarem algo diferente e específico, a exemplo da carreira de diplomata, para fidelizar o jovem que quer ser professor: abrir uma bolsa residência e, desde que ele entrar na faculdade, ter processos de docência em toda a sua formação. Não deixar lá para o final.

O que acontece hoje? Infelizmente, os cursos de licenciatura, praticamente não têm mais alunos. Isso é um problema e precisamos incentivar quem quer ser professor. Ainda não tenho a proposta pronta, mas estou indo mais ou menos nesse caminho de formar uma nova carreira.

A educação infantil é um nicho onde temos muito a crescer. Eu tive a oportunidade de participar desse processo e eu vejo que é necessária essa mudança (...). Tem crescido cada vez mais a demanda e precisamos cada vez mais de professores. Eu acredito que nessa parceria, entre município e estado, nós poderemos efetivamente melhorar o acesso e também dar acesso a quem quer atuar como professor".

Participe da programação

O segundo pré-candidato será Eduardo Leite, do PSDB, no dia 26/06, às 19h30min, no Auditório Ir. Bruno Ruedell. O evento é aberto e gratuito para toda a comunidade. Em breve serão divulgadas as datas das entrevistas dos demais candidatos, que ainda podem sofrer alterações em função das agendas de campanha.

Com a palavra, os canditados: o futuro do Rio Grande do Sul em pauta

Trata-se de uma realização da Universidade La Salle, com o patrocínio da CDL Canoas e a parceria da OAB Canoas e do Diário de Canoas.

As atividades acontecem no campus em Canoas (Av. Victor Barreto, 2288) e são abertas ao público. “É papel da Universidade ser protagonista junto a sua comunidade. Diante das inúmeras dificuldades que ainda temos hoje em um país como o Brasil precisamos prestar o exercício da democracia, no sentido de permitir que todos possam esclarecer e trazer suas propostas de governo e serem ouvidos por nossa comunidade acadêmica”, contextualiza o Assessor de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da La Salle, Prof. Dr. José Alberto de Miranda.

Confira a galeria da Universidade La Salle no Flickr.