A Prof.ª Dr. Zilá Bernd, do PPG Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, apresentou colóquio com o tema: Espaces e Littératures Des Ameriques: Mutations, Complémentarité, Partage. O debate aconteceu no Théâtre Paris Story, em Paris, dia 10/05. O trabalho é organizado em parceria com a professora Rita Olivieri-Godet, Université Rennes 2, e Patrick Imebert, Université d´Ottawa.  Participam 25 conferencistas entre professores, pesquisadores, escritores e artistas do Brasil, da França e do Canadá.

A Prof.ª Dr. Zilá Bernd recebeu através da Capes uma bolsa para um estágio sênior na França. Ela está no país desde 1º de maio e permanece até 30 de julho. “O estágio compreende atividades de pesquisa e conferências na Université de Rennes2 (Haute Bretagne) e em Paris 3 (Sorbonne)” explica Zilá.

Programa de Estágio Sênior no Exterior

O programa oferece bolsa no exterior para a realização de estudos avançados após o doutorado e é destinado a pesquisadores ou docentes que obtiveram doutoramento há oito anos ou mais e que possuam vínculo empregatício com instituição brasileira de ensino e pesquisa. Além disso, também visa fomentar a execução de projetos conjuntos, ser uma oportunidade de reciclagem docente, incentivar a criação de parcerias e o início ou consolidação de uma rede de pesquisa existente.