Desde 2014, a Lei nº 13.006, tornou obrigatória a exibição de filmes e audiovisuais de produção nacional por, no mínimo, duas horas mensais nas escolas de ensino básico em todo o Brasil. Para incentivar esse tipo de atividade a Universidade La Salle, por meio do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais, firmou uma parceria com o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa. A primeira atividade fruto dessa cooperação é o Cinefórum com o filme “Netto e o Domador de Cavalos”. O filme apresenta uma releitura da lenda do Negrinho do Pastoreio, ambientando-a durante a Guerra dos Farrapos, junto às ações do General Antônio de Souza Netto. Vão estar presentes o diretor, Tabajara Ruas e o diretor de fotografia, Ivo Czamanski. “Começamos com essa atividade piloto e vamos desenvolver um projeto de extensão para trabalhar na formação de professores para utilização do cinema no seu currículo”, explica o Prof. Dr. Renato Machado, que é o coordenador do curso de Pedagogia na Universidade La Salle.

O filme será exibido no dia 21/11, a partir das 18h, no Auditório Ir. Arsênio Both (Auditório Azul), que fica no 5º andar do prédio 01 da Universidade La Salle. A atividade é aberta ao público externo, com foco em professores e alunos da rede pública de ensino. “A interlocução entre artistas e educadores abre espaços de diálogo entre produção cultural e pratica pedagógica. No momento que a gente abre esses espaços temos novas possibilidades de trabalho com educação”, finaliza Renato.