De 27 a 29/06 reitores e professores de universidade de todo o mundo estarão reunidos com o Papa Francisco em Roma debatendo os impactos que essas instituições geram em suas comunidades. O IV Congreso Internacional das Cátedras Scholas tem como tema: “Universidad y Escuela. Hacia el relanzamiento de universidades ‘en salida’”. A Universidade La Salle será representada pelo Reitor, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, e pela coordenadora dos cursos de Relações Internacionais e História e representante da Universidade no Comitê Gaúcho Impulsos do Movimento #ElesPorElas da ONU Mulheres, Prof.ª Dr.ª Tatiana Vargas Maia.

Fossatti vai coordenar a mesa de trabalho “Educating for fraternal humanism: Innovative Education Moderator” e apresentar o projeto Melhoramos Juntos, uma plataforma de participação cidadã que tem como objetivo reconhecer boas práticas na cidade de Canoas. Elas precisam estar relacionadas aos temas “Educação” e “Cultura e Lazer”. Conheça mais sobre esse projeto AQUI. O reitor valoriza a troca de experiências com instituições de outros países, realizada no congresso: “A Universidade La Salle Canoas/Brasil ganha visibilidade internacional ao se associar ao Projeto Scholas. Nele, reforça sua identidade humanitária, sua responsabilidade social, seu compromisso com as grandes causas da humanidade”, explica.

Já a professora Tatiana Maia fará uma apresentação sobre o projeto do Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento #ElesPorElas da ONU Mulheres e seus impactos na Universidade La Salle. "A apresentação do trabalho em prol da equidade de gênero que a Universidade La Salle vem desenvolvendo por meio da sua participação no Comitê Gaúcho Impulsor do Programa #ElesPorElas da ONU Mulheres nesse espaço é importante por dois grandes motivos: garante visibilidade à iniciativa e reafirma o nosso comprometimento institucional com essa causa, e permite que a Universidade se insira em uma rede internacional de trocas de experiências e melhore práticas que podem enriquecer nossas ações", detalha Tatiana. Confira o vídeo que será apresentado no congresso e que detalha essas ações AQUI.

Cátedras SCHOLAS

O Programa Cátedras Scholas foi idealizado pelo Papa Francisco com o objetivo de valorizar a Universidade e instituições de educação que mantêm programas de compromisso social com suas comunidades. No III Congresso Internacional de Cátedras Scholas, realizado em 2017, a Universidade La Salle levou como exemplo de atividade de integração com a comunidade o trabalho do Tecnoscial junto às cooperativas de recicladores de Canoas e região, que acontece há mais de 10 anos. Confira um pouco do projeto AQUI. O objetivo final é reconhecer essas ações e promover parcerias entre atividades semelhantes.