A experiência do intercâmbio é relembrada como única por quem tem a oportunidade de viver e estudar em outro país. É esse momento pelo qual estão passando sete alunos canadenses da Concordia University of Edmonton, que participam de um programa de curta duração na Universidade La Salle ao longo dessa semana. Eles foram recebidos hoje pela equipe da Assessoria de Internacionalização da Instituição. “Um programa como esse tem necessidade de ser bastante multidisciplinar, até porque eles são de cursos variados. Por isso temos um planejamento que proporciona a eles essa vivência, aprendizado em relação aos problemas sociais do Brasil e integração com nossos alunos, reforçando o que chamamos de internacionalização em casa, em que os canadenses trazem suas experiências para agregar no contato com nossos estudantes “, explicou o Assessor de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais, Prof. Dr. José Alberto Antunes de Miranda. O Short Term Programa, ou curso de curta duração, acontecem em parceria com a Univates e Unisc, instituições integrantes do Comung, por onde os canadenses estiveram nas últimas duas semanas.

Hoje, na primeira parte do dia os estrangeiros receberam mais informações sobre a Universidade La Salle e a região de Canoas. Eles também puderam se apresentar e explicar a escolha por vir estudar no Brasil. “Eu tenho um vizinho de 70 anos que é brasileiro, aqui do Rio Grande do Sul. Ele sempre falou, desde que eu tinha uns 10 anos, que o Brasil era um lugar incrível e que eu deveria vir para cá. Eu decidi vir ver com os meus olhos e estou adorando. É um lugar incrível”, contou Jan Friesen, estudante de Biologia. O grupo, no entanto, foi surpreendido pelo frio, hoje pela manhã o termômetro marcou 11°. Apesar disso, elogiaram a hospitalidade dos brasileiros. “Nos últimos dias ficamos em casas de famílias e eles nos emprestaram roupas para nos protegermos do frio, foram muito receptivos”, relata Katelyn Hubercheck, também estudante de Biologia. Ainda integram o grupo estudantes que Química, Psicologia e Administração.

Na tarde dessa segunda-feira os intercambistas foram recebidos por professores do curso de Psicologia, nas Clínicas Unilasalle. “Primeiramente apresentamos o curso de Psicologia. E agora a gente propôs uma atividade em duplas, com um brasileiro e um canadense, onde eles têm que relatar o que estão levando e o que deixam dessa experiência”, explicou a coordenadora do curso de Psicologia, Prof. Me. Simone Van Der Halen. Em uma das duplas estava o estudante de Psicologia da Universidade La Salle, Jorge Rodrigues, que comparou a forma de ensino nos dois países: “Na conversar com eles pude perceber que lá eles têm um foco muito grande nas atividades teóricas. Aqui o curso tem uma foco mais prática”, relatou. Após os canadenses conheceram mais de estruturas da Clínicas Unilasalle.

Programação dos canadenses ao longo da semana

Ao longo da semana, os visitantes terão atividades relacionadas aos cursos de Psicologia, Biologia, Design, Administração, Letras e Engenharias. Além disso, participam de ações sociais junto a Fundação La Salle e culturais na região metropolitana e serra gaúcha.

No dia 23/03 acontece a III Jornada Canadense, atividade que tem como objetivo promover o intercâmbio cultural e de estudos entre o Brasil e o Canadá. A ação é um promoção do Núcleo de Estudos Canadenses Unilasalle, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Zilá Bernd. A programação inicia às 14h, no Espaço. Durantes as atividades da III Jornada Canadense também serão trazidas informações para quem deseja estudar no Canadá por meio de bolsas. A atividade é gratuita e não é preciso se inscrever.

Confira mais fotos AQUI.