Menu

Ter o poder de salvar o mundo. Essa missão, que é tema de muitas Histórias em Quadrinhos, saiu das páginas das revistas, foi para a sala de cinema e agora inquieta os cerca de 2 mil jovens que participaram do Campustour 2018. Durante todo o dia, estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada da região Metropolitana participaram da programação especialmente preparada para descobrirem os cursos e projetos que a Universidade La Salle tem a oferecer para lapidarem os seus superpoderes.

O Campustour iniciou com a fala do Pró-reitor de Graduação da Universidade La Salle, Prof. Me. Miguel do Nascimento Costa. Ele deu as boas-vindas aos estudantes e abriu as portas da Instituição para darem continuidade as suas formações. “Vocês são as estrelas desse dia. A presença de vocês aqui é o ponto alto dessa semana, que foi de muita expectativa e preparação para refletir sobre os seus futuros. Tenham certeza de que, mesmo nos cursos mais tradicionais, a Universidade La Salle pensa à frete e alia a sua história de excelência à inovação”, declarou.

Conheça personagens dessa história

Foram muitos os personagens que ajudaram a escrever a história desse dia. Os alunos da escola Guilherme de Almeida, de Canoas, foram alguns deles. A maior parte dessa turma participou focada nos cursos da Área da Saúde, apresnetada nas Clínicas Unilasalle. Entre eles, porém, estava Larissa de Aselmo Franco, de 17 anos. Larissa preferiu um espaço que fica muito perto das Clínicas, o Centro de Estudos Aplicados em Direito e Política – CEADIP.

Larissa é ligada em séries policiais e de investigação. Gosta de acompanhar os mistérios dos casos e os seus desdobramentos. Ser bacharel em Direito, para ela, é desenvolver o poder força.“ Quero ajudar as pessoas nas suas causas, ampará-las e fazer valer seus direitos. Promover a igualdade e a justiça podem tornar o mundo um lugar melhor”, declarou.

As turmas contaram com monitores dedicados, muitos deles acadêmicos voluntários da Universidade. Eles foram responsáveis por guiar os grupos e apresentar os principais pontos da Instituição. Também responderam muitas perguntas dos visitantes curiosos, orientaram e tiveram o desafio de mantê-los juntos para não perderem nenhuma atividade. A monitora Letícia Goettert, aluna do curso de Administração, explorou suas características de liderança durante o dia.  “Esse momento de apresentação da Universidade para os alunos do Ensino Médio faz toda a diferença no momento de escolherem as suas carreiras. Fico muito feliz em participar e por poder ajudá-los nesse dia tão importante”.

Por dentro da Universidade

A programação contemplou oficinas que aconteceram durante o roteiro pelo campus. Os participantes foram desafiados nas quadras esportivas, a pensarem soluções para problemas judiciais no CEADIP, provocados a criar negócios inovadores na Shared Business e tiveram a experiência de conhecer o corpo humano mais de perto no Laboratório de Anatomia, por exemplo.

Já na FunZone, os estudantes puderam interagir e se divertir com os games, inclusive esportes radicais. Os mais aventureiros puderam descer o Prédio 8 de rapel, claro, bem orientados e acompanhados de profissionais do esporte.

Universos Paralelos

Além dos personagens da vida real, os personagens dos clássicos da arte sequencial também tomaram conta do campus. Trata-se do Universos Paralelos, um evento que reúne o mundo geek das histórias em quadrinhos e a educação sedenta por metodologias ativas que façam pensar. O evento é promovido pela Universidade La Salle por meio da área de Educação e Cultura e dos PPGs em Educação e em Memória Social e Bens Culturais e integrou a programação do Campustour.

Os quadrinheiros convidados da edição, Maurício Zanolini e Bruno Andreotti, deram um gostinho desse universo aos jovens que lotaram as arquibancadas do Poliesportivo, por meio da apresentação do que chamaram de Jornada do Herói. “Eles são heróis porque aceitaram o chamado à aventuram no mundo comum. Assim como vocês hoje: são convidados a saírem da zona de conforto rumo aos novos conhecimentos”, declarou Maurício.

O evento segue pela noite de hoje com a palestra com Sidney Gusman, responsável pela área de Planejamento Editorial da Mauricio de Sousa Produções, e encerra na manhã de sábado (06).

Entre em Contato