Menu

A quinta-feira começou um pouco diferente para a aluna do curso de Fisioterapia da Universidade La Salle, Ângela Kaplon. O “selfie” ao lado da campeã olímpica e mundial de judô, Rafaela Silva, ajuda a explicar a emoção que estão vivendo os alunos da Instituição. De hoje, 16/08, até domingo o Poliesportivo sedia o Troféu Brasil Interclubes e o Grand Prix Nacional de Judô 2018. Além de receber atletas de porte internacional, as competições são oportunidade para que os estudantes atuem durante as lutas.

 

Em contato com os atletas

No caso da Fisioterapia, os alunos estão realizando práticas nos bastidores das lutas, em parceria com os fisioterapeutas dos clubes. “É uma experiência ímpar. Normalmente a gente tem a experiência de ver as áreas de lutas, mas hoje os alunos estão nos bastidores, nas áreas de aquecimentos dos atletas. Uma oportunidade de trocar experiência com profissionais de grandes clubes, como Esporte Clube Pinheiros, Sogipa, e também de atuar, colocando bandagens, fazendo liberações miofasciais, entre outras técnicas”, explica o coordenador da Área de Saúde e Qualidade de Vida, Prof. Dr. Henrique Guths.  Aluna do último semestre de Fisioterapia, Mariana Leal, está gostando muito da oportunidade: “É muito diferente da nossa realidade de prática clínica, estamos tendo experiência com novas técnicas, todas aplicadas ao judô”, conta

Auxílio na organização

Os campeonatos são organizados pela Confederação Brasileira de Judô e reúnem profissionais do país todos. Esse ambiente também é de aprendizado para os alunos da Educação Física que, de forma voluntária, estão participando da organização. “Essas competições envolve atletas olímpicos, árbitros, tudo isso oferece uma visão mais ampliadas da área e das oportunidades para os nossos alunos. Além disso, eles convivem com o processo de organização do evento”, explica o coordenador do curso de Educação Física, José Rogério Vidal, que também ministra em sala de aula a disciplina de Gestão Esportiva. Com olhos atentos ao tatame, o aluno Lucas Marques, relata que a experiência está sendo única: “É um grande aprendizado para nós estarmos aqui em meio aos atletas, estou gostando muito”, explica.

As competições

As disputas acontecem de 16 a 19 de agosto, em parceria com a Federação Gaúcha de Judô, no ginásio Poliesportivo e estão reunindo cerca de 400 atletas, entre eles grandes nomes do judô nacional, como Rafaela Silva, Érika Miranda, Ketleyn Quadros, Rafael Silva, David Moura, Leandro Guilheiro, entre outros. 

Cerca de 400 atletas devem participar durante os dois dias. O Troféu é uma das etapas que distribui pontos no Ranking Nacional da CBJ e será fundamental para os judocas que buscam classificação para o Campeonato Brasileiro Sênior deste ano. Os alunos e ex-alunos da Universidade La Salle que participam das competições são: Henrique Bothomé, João Silveira e Ana Carolina Martins, Giovani Goés e Guilherme Goés. 

Já o título inédito da primeira edição do Grand Prix Nacional de Judô por Equipes Mistas que, neste ano será nos moldes da nova prova olímpica para Tóquio 2020, será disputado por sete clubes nacionais: Associação Atlética Judô Futuro (MS), Clube Paineiras do Morumby (SP), Esporte Clube Pinheiros (SP), Jequiá Iate Clube (RJ), Judô Comunitário Instituto Reação (RJ), Minas Tênis Clube (MG) e Sogipa (RS).  

O evento é aberto ao público e gratuito. Confira a programação completa AQUI.

Entre em Contato