Recentemente casos de racismo por meio pichações em banheiros e escritas em quadros de salas de universidades do Rio Grande do Sul e de outros estados provocaram revolta, repúdio por parte das instituições e até denúncias para polícia. Mas e se esses espaços pudessem ser usados para afirmação de uma cultura de combate a violência? É isso o que propõe a Universidade La Salle nas duas últimas semanas de novembro. Nessa segunda-feira (19/11), banheiros e quadros em salas de aula foram ambientados com as campanhas que celebram duas importantes datas: Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) e Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher (25 de novembro). “A ideia é nos lançarmos enquanto uma universidade que se propõe ao debate, a partir de ações concretas de combate ao racismo e violência contra a mulher. Além disso, busca-se fazer bom uso dos espaços, enquanto ambientes de diálogo e reflexão. Isto é, os ambientes acadêmicos também podem falar e produzir conhecimento a partir de intervenções”, explica a idealizadora das campanhas, a jornalista Luciele Oliveira, integrante da equipe de Marketing da Universidade.

#LaSallecontraoracismo

A campanha é uma resposta educativa às frases racistas encontradas em banheiros e salas de aulas de universidades brasileiras. Os adesivos trazem a mensagem “Imagina você dentro de uma universidade cercado por pessoas que respeitam e tratam todos de forma igual? Essa é a universidade que queremos #bastaderacismo #lasallecontraoracismo”.  As frases pretendem não tensionar o espaço, mas sim afirmar uma postura política com vista na igualdade e bem viver para todos.

Estudante do Mestrado em Direito, Felipe da Silva, relata que seu caminho até a pós-graduação - como aluno negro - foi um percurso que rompeu com sua trajetória familiar. Ele explica que durante dois anos frequentou um grupo de estudos do PPG em Direito e o ingresso no Mestrado só foi possível após a conquista de uma bolsa da CAPES. “Campanhas como esta são importantes para que alguns funcionários tenham a capacidade de tentar se sensibilizar e sensibilizar a instituição como um todo. É um início, mas eu gostaria de sugerir que a Universidade pudesse ampliar os canais de acesso e permanência da população negra no ensino superior, por meio de bolsas e acompanhamentos psicológicos, por exemplo”, avalia Felipe. Os estudantes negros somavam somente 0,07% dos mestrandos e 0,03% dos doutorandos em universidades brasileiras no ano de 2010, segundo o IBGE.

#LasallePelasMulheres

Seja em casa ou no trajeto para a escola, universidade, trabalho ou até mesmo no transporte coletivo, o corpo feminino está sujeito aos mais diversos tipos de violência. No Brasil, a pesquisa Violência contra a mulher no ambiente universitário, realizada pelo Instituto Avon em parceria com o Data Popular, revela que 2,9 milhões de universitárias já sofreram algum tipo de violência de gênero no ambiente da graduação.

A Universidade buscou evidenciar o dia 25 de novembro, Dia internacional da não-violência contra a mulher, a partir de uma ação de marketing nos banheiros da Instituição. Hoje, ao entrar nesses espaços as alunas e colaboradoras se depararam com a seguinte frase nos espelhos: “Espelho, espelho meu, sabe quem é maravilhosa e merece ser respeitada? Eu!”.

Elas também receberam uma cartilha que indicou os “28 sinais para identificar uma relação violenta” e como a violência pode ser denunciada. A campanha também ocupou os banheiros masculinos, perguntando – por meio de adesivos nos espelhos - aos frequentadores: “O que você vê? Aqui eu vejo um homem que respeita as mulheres”. “Hoje a maior parte da violência é gerada por parceiros e companheiros. Uma das formas de combate a violência é por meio da educação desses homens para que não se tornem possíveis agressores”, completa Luciele.

O gerente do Menta Café (localizado dentro da Universidade), Ricardo Menta, foi surpreendido pela campanha no banheiro masculino do prédio 1. “É difícil conceber a ideia de que homens violentam as mulheres, afinal de contas a gente foi gerado por uma mulher. Como é possível fazer mal a alguém que a gente diz que ama?”, pondera. No outro lado do campus, no prédio 8, a auxiliar de serviços gerais da Universidade, Lígia Cristina da Silva aproveitou para fazer um registro em frente ao espelho. “Achei importante para sermos valorizadas e cuidarmos quem está ao nosso redor. E não é só marido e namorado, mas também amigos, primos, irmãos. As vezes falam de forma ofensiva e depois dizem que é besteira”, relata.

Esse projeto também visa o fortalecimento da parceria da Universidade com a ONU mulheres, uma vez que a La Salle integra o Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento #ElesPorElas (#HeForShe).

Como engajar

Para engajar a campanha, você pode fazer fotos nesses espaços usando as hashtags:

#LaSallecontraoracismo

#Lassalepelasmulheres

A campanha está nos espaços abaixo:

CAMPANHA LA SALLE CONTRA O RACISMO

PRÉDIO 8
1° ANDAR:

banheiros feminino

2º ANDAR

PRÉDIO 1
Banheiro feminino