Em janeiro o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que a taxa de desemprego no Brasil ficou em 11% no último trimestre de 2019, ou seja, mais de 11 milhões de pessoas estão desempregadas. O mercado de trabalho cada dia mais exige pessoas capacitadas e munidas de muitas e diversas habilidades.

A Universidade La Salle sempre preocupada com a formação e qualificação da comunidade oferece inúmeras opções para quem quer ingressar ou retomar os estudos no Ensino Superior. Pensando nessa responsabilidade, a Universidade lançou o regulamento da “Bolsa Agora Vai”, que dá direito ao primeiro semestre de forma gratuita para pessoas que se encontram em situação de desemprego há 60 dias ou maisAs vagas são para o ingresso nos cursos presenciais no semestre 2020/1. E as inscrições vão até o dia 14/02.

Para a psicóloga especializada em consultoria de carreira e responsável pelo Unijobs, Lisiane Chang do ponto de vista do recrutador é muito importante que as pessoas se candidatem às vagas cada vez mais preparadas. Segundo ela,  esta é a realidade do chamado mundo Vuca – Volátil, incerto, complexo e ambíguo. “Estar estudando seja em uma graduação ou pós-graduação reflete o quanto a pessoa está interessada em se atualizar. As coisas mudam de forma veloz e é na academia que a pessoa pode ter contato com as atualidades de sua área. Ficar estagnado remete à falta de interesse e comodismo”, afirma.

A psicóloga ainda acrescenta que além de incentivar que mais pessoas ingressem na universidade, o contato com professores e colegas abre um leque de possibilidades e consequentemente uma recolocação no mercado. Além disso, o fato de se sentir produtivo por meio do estudo, auxilia que as pessoas não fiquem desanimadas. “Precisamos sempre estar vivenciando situações diferentes para exercitar nossa capacidade de organização e resolução de problemas, habilidades estas bastante esperadas nas organizações”, ressalta.

Melhor remuneração e autonomia

O coordenador do Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas, Prof. Dr. Moisés Waismann ressalta que a educação, especialmente o Ensino Superior é um investimento e que pode agregar, segundo pesquisas, 30% a mais no salário do trabalhador. “O conhecimento é um bem da humanidade. É algo que se aprende hoje e vai poder usar por um bom tempo. Quanto mais conhecimento mais as pessoas ficam aptas a resolver problemas e são importantes para a sociedade”, afirma o coordenador.

Waismann também destaca o ambiente como algo importante nesse processo. O convívio com colegas e professores possibilita uma troca de informações muito privilegiada sobre o mercado de trabalho. E ele cita ainda a emancipação individual como algo que pode ser adquirida ou reforçada com “Estar no Ensino Superior só tem vantagem. É um movimento que possibilita entre tantas coisas, o empoderamento e autonomia do indivíduo. E a Universidade que tem essa vocação comunitária, abraça essa função também”, finaliza o coordenador.

Como funciona

Os candidatos deverão ingressar por meio do vestibular ou da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A gratuidade  será válida apenas para o primeiro semestre. Para comprovar a falta de renda individual o candidato deverá apresentar a Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS no Setor Financeiro Acadêmico. A efetivação do desconto está condicionada a taxa de inscrição é no valor de R$ 49,90, bem como da assinatura no Termo de Ciência e atendimento aos demais requisitos previstos no regulamento abaixo.

1. Regulamento Bolsa Agora Vai
  2. Errata Regulamento Bolsa Agora Vai