As aulas na modalidade presencial na Universidade La Salle foram retomadas nessa quarta-feira (6/03). Os técnicos e professores da Instituição sabem o quanto é importante esse momento para todos os alunos que estão chegando pela primeira vez na Universidade e para aqueles que já são de casa, mas que terão uma nova jornada acadêmica pela frente.

Por isso, entre os dias 6 e 8/03 os alunos serão recepcionados por equipes para sanar dúvidas no turno da noite nos Prédios 1 e 15, entre às 18h e 19h30min. Os estudantes também são recepcionados com muitas ações pelo campus, como as intervenções e eventos pelo Dia Internacional da Mulher e a entrega do Caderno Acadêmico. Confira aqui o que calouros e veteranos precisam saber nessa abertura de semestre.

Consultar a sala de aula

No Portal do Aluno é possível visualizar a sala de aula, professor da disciplina, cronograma e plano de ensino. Veteranos que já possuem acesso podem clicar aqui e conferir as novidades do semestre. Pelo Portal também é possível realizar trocas, inclusão de disciplinas, visualizar as disciplinas escolhidas na matriculada. As notas e frequência são atualizadas no ambiente virtual durante o semestre.

Como acessar o Portal Acadêmico

Os alunos ingressantes também devem ativar a sua conta no Portal Acadêmico. Como isso acontece? Simples.

Assim que confirmada a matrícula, o aluno recebe um e-mail do remetente atendimentosistemas@unilasalle.edu.br na sua conta pessoal, com o seu usuário (que é sempre o número da matrícula) e a senha provisória para acessar o Portal Acadêmico.

A partir disso, basta abrir o e-mail e clicar em Ativar sua conta agora.  Na próxima tela, colocar a senha recebida por e-mail e digitar uma nova senha. Depois, acessar o Portal Acadêmico, colocando o número de matrícula (login) e a nova senha cadastrada.

Como acessar o Gmail Acadêmico

Para os iniciantes, não tem erro: todos os alunos recebem um endereço de e-mail da Universidade automaticamente. O formato dele sempre será formado pelo primeiro nome, ponto e número da matrícula (aquele número que começa com o ano de ingresso na Universidade). Fica assim: nome.matrícula@unilasalle.edu.br. Já a senha será composta pelo ano de nascimento,  @ e os quatro últimos dígitos da Carteira de Identidade. Por exemplo: 1990@1234.

Quem já é aluno há mais semestres, tem como novidade o acesso pelo novo site. O e-mail pode ser acessado de três formas:

1. Pelo link: mail.unilasalle.edu.br

2. Pelo site www.unilasalle.edu.br/canoas > aba Acesso rápido para Lassalistas, que fica no canto superior direito da página. Depois é só clicar em Gmail Acadêmico.

3. Pelo Portal do Aluno, clicando no seu novo e-mail que aparecerá o canto superior direito da tela.

O que é Classroom e como acessar?

A Universidade La Salle é parceira da Google for Education, integrando os serviços online às ferramentas Google. O Classroom é um desses serviços: os conteúdos disponibilizados pelos professores poderão ser acessados pelo Gmail Acadêmico. Basta entrar no e-mail, clicar no ícone do Google Apps (no canto superior direito da página de e-mail) e selecionar a opção Classroom.

Rede WIFI e laboratórios de informática

Outra facilidade, a mesma senha do Gmail Acadêmico dá acesso aos computadores dos laboratórios de informática e à Rede WIFI (rede Unilasalle), sendo que o usuário é o número de matrícula.

Retire o seu Caderno Acadêmico

A entrega dos Cadernos Acadêmicos foi prorrogada e segue até o dia 29/03, sexta-feira. Para os alunos de graduação, a entrega acontece das 8h às 17h,  no NAE. No turno da noite (das 17h às 20h30min) a retirada pode ser feita no Protocolo.  Alunos de  Pós-Graduação (tanto Lato quanto Stricto Sensu) podem retirar seus cadernos também, porém com as respectivas Secretarias em um atendimento exclusivo. Para a retirada, o acadêmico precisa apresentar seu número de matrícula e um documento com foto. A entrega não é feita para terceiros.

Você já conhece a Revista Intervalo?

Já é tradição: a Revista Intervalo é produzida e entregue para a comunidade acadêmica em todo início de semestre. Os exemplares estão nos displays distribuídos pelo campus, super fácil de serem encontrados.

Esta edição tem como destaque:

- Carreira: uma trajetória de muitos caminhos – Sua vida profissional não precisa se limitar a uma escolha só

- O TCC Mudou!

- Nossa Graduação está entre as melhores do País

- A hora de empreender pode ser agora