Menu

O corpo humano é formado por cerca de 70% de água, sendo, portanto este o principal componente das células. Uma das funções da água é transportar nutrientes, oxigênio e sais minerais para o nosso organismo e a mesma também está  nas secreções como o suor e a lágrima, no sistema respiratório, digestivo e nervoso, no plasma sanguíneo, nas articulações (ela é responsável por 20% da composição dos ossos), na urina e na pele.

O ideal de consumo de água por dia varia de acordo com o peso da pessoa, idade, alimentação, função renal, atividades físicas que pratica, entre outros. Mas, para a população em geral, isenta de patologias e restrições médicas, a recomendação se baseia em torno de no mínimo 2 litros de água por dia. Agora, acertando no consumo diário ideal, confira alguns benefícios da água que vão te fazer beber um copo agora!

Cabelos: Um dos grandes beneficiados da água é a melhora da aparência dos cabelos. Com o consumo de água correto, os fios irão ganhar brilho, maciez e continuarão hidratados por muito mais tempo, além de ficarem protegidos contra as ações climáticas.

Pele: Uma pele bem hidratada ajuda a prevenir doenças e até previne o envelhecimento precoce. As famosas rugas podem ser minimizadas com uma boa ingestão diária de água. 

Unhas: As unhas também se beneficiam de uma boa hidratação, pois consumindo a quantidade correta de água por dia, as unhas ganharão brilho, ficarão mais fortes e podem evitar doenças.

Elimina toxinas: Outro benefício da água é que ela ajuda a eliminar toxinas através do suor e da urina, fazendo uma verdadeira limpeza no seu corpo, portanto, é muito importante consumir bastante água pura durante o dia. Chás, sucos, refrigerantes, chimarrão, ou qualquer outra bebida, não são substitutos da água.

Texto por: Nutricionista Clínica Caroline Lima e Estagiárias de Nutrição.

 

Referência Bibliográfica:

Periódico Online Guia de Nutrição - Água. Disponível em: <http://www.guiadenutricao.com.br/agua/>. Acesso em 22 de novembro de 2016.

 

Entre em Contato