Imagine a cena: o local é uma sala de aula da Universidade La Salle. No quadro, a professora passa lições de Língua Portuguesa. A turma, formada por cerca de 30 alunos, tem olhos curiosos e muitas histórias para contar, agora em Português, mas com um sotaque um pouco diferente: o haitiano.

Aconteceu nessa quinta-feira (05), a segunda aula do programa Universidade La Salle Inclui, que oferece Aulas do idioma Português aos imigrantes do Haiti que moram na Região Metropolitana, promovido pelo Centro Internacional e de Hospitalidade da Universidade. Eles já cursaram os níveis básico e intermediário em outra instituição. Agora, iniciaram a trajetória de desafios e aprendizado no nível avançado na La Salle.

Mikenson Jeanrestil já faz planos para quando concluir o curso. Nas aulas, quer aprofundar o conhecimento da língua, dominar a escrita e a fala. Depois, com o certificado na mão, iniciar uma Graduação na área de TI, interagir e colaborar com a construção de conhecimento em pleno Português. “As aulas são muito divertidas e dinâmicas, o que colabora com o aprendizado. Gosto quando as professoras fazem perguntas e também estão disponíveis para acolher as nossas dúvidas”, conta.

A professora Cátia Rosane Würth, aluna de Letras e titular do programa, conta com uma equipe de apoio formada por alunas dos cursos de Pedagogia e RI. Todas são voluntárias e responsáveis pela elaboração dos materiais, dinâmicas das aulas e atendimento dos alunos da classe. “É desafiador e muito gratificante. Ao mesmo tempo que trabalho exercendo a profissão que eu amo, vivencio um rico momento de troca intercultural: ensino o que sei e aprendo muito sobre a cultura e língua do Haiti”, declara Cátia.