Menu

A segunda semana de Aulas Magnas e Inaugurais, que aconteceu de terça (20) até sexta-feira (23), foi diversa em áreas do conhecimento e dinâmicas. Professores, palestrantes convidados e alunos tiveram voz e vez na programação, que contou até com surpresas para os participantes.

A aula de Biologia foi realizada na terça-feira em parceria com a do Programa de Pós-graduação (PPG) em Avaliação de Impactos Ambientais. Na mesma noite, graduandos e mestrandos compartilharam conhecimento sobre Meio Ambiente e Biodiversidade, assunto mediado pelas biólogas Me. Aline Carvalho e Es. Letícia Escobar. Elas são sócias e apresentaram o projeto "Na Trilha da Sustentabilidade Socioambiental". Na sequência falou o biólogo Jan Karel Felix Mähler Junior, sob o tema Conservação da Biodiversidade no RS: Situação Atual e Perspectivas.

Na quarta-feira aconteceu a Aula Magna do PPG em Memória Social e Bens Culturais, com o tema "Viver da arte e participação em conselhos municipais de cultura". Raquel Durigon, Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, foi a responsável em tratar o tema aos estudantes. Raquel também é artista e produtora do grupo de teatro De Pernas Pro Ar e partilhou experiências da sua trajetória. “A ideia surgiu de nossas parcerias com os coletivos de artistas de Canoas e de nossa participação no Conselho de Cultura de Canoas/RS. Queremos aproximar os alunos e alunas da Universidade La Salle da vida cultural canoense”, pontuou o Prof. Dr. Lucas Graeff, coordenador do PPG.
Já na quinta-feira, três aulas foram realizadas simultaneamente pelo campus: de Estética e Cosmética, de Psicologia de Educação Física. A aula de Estética e Cosmética abordou os Métodos e Tecnologias Contemporâneas na área, com Ana Claudia Dalcin, Especialista Cosmetologia Clínica com Ênfase em Pele e Docência no Ensino Superior.

A aula de Psicologia abriu espaço para o debate sobre A formação do "Psicólogo: um panorama da trajetória acadêmica em Psicologia nos EUA e no Brasil". Da Illinois State University para a Universidade La Salle, o Prof. Dr. Eros Se Souza foi um dos participantes da mesa, junto com o psicólogo Lucio Fernando Garcia (coordenador da área Técnica do CRP/ RS), mediados pelo Prof. Dr. Leonidas Taschetto, da Universidade.

Tem espaço para um desfile de moda em uma Aula Inaugural de Educação Física? Nessa semana, teve. Após a fala de egressos sobre a temática "A Construção da Carreira do Profissional de Educação Física: Na Universidade La Salle o início de tudo", com a participação do Prof. Roberto Tietz (primeiro coordenador do curso e atual secretário municipal de Esportes de Canoas), aconteceu o desfile da camiseta de referência do curso, vestida por alunos. Na mesma noite, o curso de Estética e Cosmética  trouxe Ana Claudia Dalcin, que tratou da temática "Métodos e Tecnologias Contemporâneas em Estética e Cosmética".

Encerrando as atividades, o curso de Fisioterapia suscitou um importante debate para os profissionais da saúde, "Situações de urgência e emergência como agir?". O responsável pela fala foi quem atua diariamente com esse tipo de desafio, o coordenador do SAMU de São Leopoldo, Roberto Bueno. Durante sua fala, apresentou cases reais da sua ação cotidiana para promover a reflexão da profissão.

Confira as imagens dos eventos

Entre em Contato