Menu

Um semestre letivo não é o mesmo se não for aberto com as Aulas Magnas e Aulas Inaugurais. Do dia 12 até 15/03, foram realizados três momentos para cursos e abordagens completamente diferentes, provocando uma grande onda de boas-vindas aos calouros e veteranos, com muitas informações novas e compartilhadas.

A Aula Magna da Graduação, Mestrado e Doutorado em Direito abriu a semana de aulas especiais da Universidade La Salle. A atividade abordou os inúmeros aspectos que envolvem o Direito do Consumidos, as principais tendências e desafios para o presente e futuro, na palestra da especialista no assunto, Profª Drª Cláudia Lima Marques. De acordo com ela, esse é um assunto em voga nas Instituições de Ensino, uma vez que demanda atualização constante e a problematização sobre quem é o novo consumidor e as novas formas de consumo de produtos e serviços.

O conceito de hibridismo tecnológico e metodológico na formação acadêmica foi o tema central da fala do Prof. Dr. Augusto Niche na Aula Inaugural dos cursos de Ciência da Computação, Redes de Computadores e Sistemas para Internet, na noite de terça-feira (13). “Esse conceito dialoga com as demandas mercadológicas dos séculos 20 e 21, porque a complexidade está cada vez mais presente em todos os sentidos. Cada vez mais as pessoas terão que se abrir para múltiplos conhecimentos”, afirmou.

Já quarta-feira (14), aconteceu no campus de Canoas (que também é sede da Educação a Distância da Instituição), a Aula Magna dos cursos de Graduação EaD, que foi transmitida ao vivo para todo o país. A palestrante convidada para a Aula Magna foi a Profª Cristiane Ramos Vieira que, entre outras atividades, atua na formação de professores de EaD. Para ela, iniciar um curso EaD significa que o aluno vai ter que se apropriar de uma nova forma de aprender, que consiste na presença do tutor (alguém que vai ajudar na mediação da aprendizagem), mas também que o estudante terá que ser proativo, organizar o seu tempo e atividades de forma autônoma. “Na realidade, são competências que o aluno já precisa desenvolver enquanto profissionais. Não existe nada mais atual nisso do que o ensino online”, pontuou.

Ainda na quarta-feira também foi realizada a Aula dos cursos de Design, sob o tema Algumas possibilidades do mundo do Design. Foram três palestras, incluindo uma por videoconferência, com Thiago Spyked, falando sobre a Vida de um Designer depois do TCC. Além dele, Denise Pilar falou sobre O impacto da cultura na UX e o acadêmico Ariel Alfonso sobre Vida acadêmica, que possibilidades existem dentro da nossa Universidade?
_
Na quinta-feira (15), fechando a programação da semana, aconteceu a Aula Inaugural dos cursos de Engenharia Civil, Ambiental e Arquitetura. A aula foi realizada em parceria com o DCE e integrou a programação da Calourada. Os convidados da noite foram José Azambuja, engenheiro agrônomo vice-presidente do SENCE/RS – Sindicato dos Engenheiros do RS, e Roberto Luiz Deco, arquiteto e urbanista conselheiro do CAU/RS – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS.

Entre em Contato