Antes de iniciar o protocolo do evento, uma detalhada descrição foi feita do espaço. Localização das portas, janelas, poltronas, telão, cores, texturas. Tudo descrito para quem não pode enxergar. Foi assim, com uma aula de acessibilidade, que iniciou o evento que se popôs a dar um pontapé no Projeto Caminhos da Inclusão que qualificará professores para trabalharem com deficientes visuais. A aula inaugural marcou o início do curso de extensão que mais de quarenta professores de rede de educação de Canoas farão nas dependências da Universidade La Salle. A promoção é da Associação dos deficientes visuais de Canoas (Adevic) que atua no município há quase 22 anos.

Fizeram parte da mesa de abertura do evento a Deputada Federal, Maria do Rosário; o Presidente da Adevic, José Antônio Guimarães; a Diretora do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdip), Kelly Oliveira; o Diretor da Pessoa com Deficiência, Jair Silveira; o Presidente do Instituto Canoas XXI, Francisco José Soares; a Secretária adjunta de Pedagogia da Secretaria Municipal de Educação de Canoas, Ana Maria Finkler; e o Secretário Municipal Adjunto de Cultura, Rubielson Medeiros.

Maria do Rosário abriu as falas ressaltando a importância do tipo de formação que capacita para trabalhar com pessoas e suas especificidades: “Todos nós que trabalhamos com pessoas precisamos de uma formação humanista, cada um de nós e único”. Ela também defendeu a visão do todo para que caminhemos rumo à igualdade: “Nós precisamos pensar no todo, no direito à moradia, no direito de ir e vir e na infraestrutura de ambientes que precisam ser universais. Só assim estaremos incluindo todas as pessoas”. Já o Presidente da Adevic discursou mostrando seu desejo de mudança: “Que a inclusão se fortaleça a cada dia, que não seja só uma lei, que ela se transforme em realidade. E isso só é possível quando profissionais da educação se capacitarem e deixem de enxergar todos iguais, e sim todo diferentes”.

A aula inaugural foi apresentada pelo Vice-Presidente da Adevic, Prof. Eri Domingos da Silva e ministrada pelo Doutorando da UFRGS, Prof. Me. Francisco Dutra dos Santos Jr. que mesmo na sua apresentação deu dicas de ferramentas que facilitam a acessibilidade para os alunos com deficiência visual. “Esse é um desafio pois não lembro da última vez em que se ofereceu uma capacitação com essa, e apo mesmo tempo vemos essa necessidade”.

O curso terá 100 horas no total e acontecerá todas as segundas e quartas-feiras.