As metodologias ativas, que são as formas não tradicionais de aprendizagem, são aplicadas em todos os cursos da Universidade La Salle. No MBA de Gestão Empresarial não é diferente. No início de abril os alunos participaram de uma aula da disciplina Empreendedorismo, Criatividade e Inovação, que misturou as regras de um jogo de basquete com as regras do conceito The Lean Startup. “Um dos grupos de alunos teve a ideia de adaptar os conceitos de uma startup para o jogo de basquete. No The Lean Startup existem regras para uma startup performar e no basquete também”, explica o professor da disciplina Alexandre Garcia. A atividade foi proposta pelos alunos Bruno Casagrande, Simone Paula Machado Polla e Júlio Cesar de Lima. “Foi muito legal porque os alunos criaram um espírito de competição saudável. Eles tinham vinte e quatro segundos para fazer uma cesta e se acertasse tinham direito de responder à pergunta relacionada ao tema”, detalhou Júlio.

A atividade aconteceu no Poliesportivo da Universidade La Salle e os demais alunos não sabiam o que esperar, apenas foram orientados a vestir uma roupa confortável para a aula diferente. Um dos exemplos comparou a técnica para realizar uma cesta de três pontos ao sucesso de uma startup: “Para fazer uma cesta de três pontos não adianta estudar todos os livros técnicos, é preciso treinar exaustivamente. No The Lean Startup existe o mesmo conceito. Ao invés de passar um longo tempo somente formulando uma estratégia eu preciso ir para prática e testas. É na prática que vou saber se vai dar certo”, finaliza Garcia.